Após uma longa briga com a Apple, o Beeper abandonou o suporte para conversas via iMessage. Na última sexta-feira (26), a companhia anunciou que o app Beeper Mini foi retirado da Play Store e o recurso foi realocado para o "Labs" do Beeper Cloud.
A mudança é consequência de uma série de medidas implementadas pela Apple para impedir a interoperabilidade do mensageiro. Primeiro, a fabricante barrou o acesso nativo de celulares Android e, depois, as conversas intermediadas por um Mac também foram bloqueadas.
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— Beeper (@onbeeper) January 26, 2024
- We've been a bit busy, haven't tweeted too much. Here's the update we sent to Beeper Cloud users on Jan 11 pic.twitter.com/QwXGFZENUH
Agora, dentro do Beeper Cloud, alguns usuários ainda conseguem enviar e receber mensagens pelo iMessage. "Por favor, esteja ciente de que não daremos mais suporte ou resolução de problemas para qualquer questão relacionada ao iMessage", explica a empresa.
Contudo, somente usuários antigos poderão continuar usando o iMessage pelo Beeper Cloud. Agora, o Beeper foca no próprio objetivo de construir uma "plataforma de chat universal".
A plataforma abriu o código do iMessage bridge no GitHub. Usuários curiosos podem aproveitar a estrutura para hostear a comunicação com o iMessage através de um computador Mac próprio.
A saga entre a Apple e a Beeper começou em dezembro, quando a plataforma anunciou que usou engenharia reversa para fazer o iMessage rodar nativamente no Android. Por esse método, a comunicação acontecia direto com os servidores da Maçã, sem intermédio de nenhum dispositivo.
Porém, não demorou muito tempo para a Apple reconhecer os acessos forjados e bloqueá-los totalmente. Depois disso, a Beeper reativou a comunicação via computadores Mac — método também barrado pela fabricante. Por fim, a última tentativa da empresa exigia que os consumidores comprassem um iPhone antigo para continuar os chats.