A Microsoft já está em fases avançadas de desenvolvimento da próxima grande atualização do seu sistema operacional. Porém, ao contrário do que apontam alguns rumores, ele não deve ser chamado de Windows 12.
De acordo com o Windows Central, a novidade deve ser a versão 24H2 do Windows 11, sem alterar a nomenclatura da plataforma. Apesar de se manter igual em nome, a mudança será bastante radical, tanto nos bastidores do sistema quanto na adição de novas funções. Internamente, a atualização é chamada de Hudson Valley.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Leia também: Os 9 melhores recursos do Windows 11 em 2023
A versão é tratada como prioridade dentro da empresa, mas não é a próxima atualização de grande porte do Windows 11. O período citado como mais provável para a disponibilização do download é setembro de 2024.
Entretanto, há rumores de que alguns notebooks e desktops de nova geração já terão a plataforma de fábrica a partir do começo do segundo semestre deste ano.
O que esperar do Windows 11 24H2?
A atualização do Windows que é chamada de 24H2 e pode ser o anteriormente especulado Windows 12 será focada em inteligência artificial (IA).
O sistema operacional terá ainda mais recursos embutidos no Copilot, o chatbot da Microsoft. O serviço, que vai virar até uma tecla física nos novos periféricos de fabricantes parceiras e em notebooks com Windows, deve ter ainda um espaço próprio nas Configurações.
- Saiba mais: Como usar o Windows Copilot?
Além disso, a Microsoft trabalha em uma novidade chamada Snap Layouts. Essas são recomendações do Windows para quando você quer abrir mais de um app por vez, baseando-se em seus hábitos e a partir de análises de IA.
O Snap Layouts.Fonte: Windows Central
O Windows 24H2 terá ainda alterações no Explorador de Arquivos, o gerenciador de pastas e documentos. As novidades incluem a edição de metadados em arquivos PNG e a criação nativa de arquivos compactados nos formatos 7ZIP e TAR.
São esperadas ainda mudanças no painel de atalhos de configurações rápidas, que ficam no cano direito da tela, e adições de recursos no Phone Link, que é o pareamento do Windows com alguns modelos de smartphone.
O novo visual dos atalhos.Fonte: Windows Central
Essa atualização deve ser também a estreia oficial do Energy Saver, o novo formato de economia de bateria que já foi encontrado em versões prévias do Windows.
Fontes
Categorias