O Chrome para Android vai ganhar a própria ferramenta texto-fala (TTS, na sigla em inglês). A função permite que usuários ouçam o conteúdo que está contido na tela.
Segundo o 9to5Google, a função se chama "Listen to this page" ("Ouça esta página", em tradução livre). Quando disponível, o recurso fica acessível a partir do menu de três pontos no canto superior direito da tela.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A ferramenta de texto-fala do Chrome é uma importante adição para garantir acessibilidade.Fonte: 9to5Google/Reprodução
Ao acionar a ferramenta, o navegador exibe um pequeno reprodutor de conteúdo com um botão de play/pause à esquerda, título da página, nome do site, barra de progresso e um botão para encerrar a reprodução.
Ao tocar sobre a o recurso, a interface dispõe uma barra de progresso interativa, botões para retroceder/avançar e desacelerar/acelerar a voz para as velocidades 0,5x, 0,8x, 1,2x, 1,5x, 2x, 3x ou 4x.
A leitura em voz alta é uma importante adição para garantir acessibilidade no navegador. O recurso está disponível numa variedade de programas do setor, incluindo o Microsoft Edge.
Além de possibilitar que usuários com deficiência visual consumam conteúdo em texto, a função também pode ser um facilitador para pessoas que gostam de ouvir conteúdo enquanto navegam pela internet.
A função foi encontrada na versão 120 do Chrome, mas só funciona na compilação 121, atualmente disponível para testadores do Chrome Beta. Assim como outros recursos experimentais, a ferramenta precisa ser ativada no menu chrome://flags.
Como ativar a ferramenta texto-fala do Chrome?
Se você for um testador do Chrome Beta, pode experimentar a nova ferramenta texto-fala antes do lançamento definitivo. Para isso, faça:
- Certifique-se de estar na versão 121 do Chrome;
- Digite chrome://flags/#read-aloud na barra de endereço;
- Ative a ferramenta e reinicie o navegador.
Se o processo foi feito corretamente, a função já deve aparecer no menu de três pontos na próxima inicialização. A função deve estar abaixo do botão de tradução.
Lançamento deve acontecer em breve
Felizmente para o público geral, não deve demorar para a função ser liberada de forma definitiva. Atualmente, a versão estável do navegador está na compilação 120, apenas uma atualização de distância para o pacote 121.
Considerando que as atualizações do Chrome acontecem mensalmente, não deve demorar para a função ser inaugurada.
Fontes
Categorias