As ferramentas de inteligência artificial (IA) da Samsung serão gratuitas até o final de 2025, pontua a empresa. A informação está contida em uma nota de rodapé nas páginas dos Galaxy S24.
"Os recursos do Galaxy AI serão fornecidos gratuitamente até o final de 2025 em dispositivos Samsung Galaxy compatíveis", explica a companhia. "Termos diferentes podem ser aplicados a recursos de IA fornecidos por terceiros", complementou.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A Samsung deixou a informação em uma nota de rodapéFonte: Wellington Arruda/TecMundo
As ferramentas com IA da Samsung incluem tradução simultânea em chamadas, tradução de textos, assistente de escrita, transcrição e gravação de áudio e o "Circular para pesquisar", do Google. Além disso, há o editor generativo e a conversão de vídeos para câmera lenta usando IA.
A nota não esclarece quais recursos terão disponibilidade limitada, tampouco quanto custaria a assinatura após esse período. Provavelmente, a restrição se aplica exclusivamente às ferramentas que dependem do processamento em nuvem para funcionar, como a edição generativa.
Consumidores que buscam celulares com foco em longevidade precisam ter em mente que as ferramentas com IA dos Galaxy S24 não vão durar para sempre — pelo menos, não de graça. Por enquanto, a Samsung não divulgou a estratégia de negócios para esses serviços.
A gratuidade limitada das ferramentas do Galaxy AI não é necessariamente uma novidade. Em novembro do ano passado, informantes já apontavam que a Samsung considerava oferecer a tecnologia por um valor mensal.
E essa não é uma prática incomum. A OpenAI e a Microsoft dispõem assinaturas para acessar ferramentas com inteligência artificial. Recentemente, a dona do Windows apresentou o Copilot Pro, uma versão do assistente que, por R$ 110/mês, oferece recursos exclusivos.
Novos celulares Galaxy S24
Os novos Galaxy S24 apresentados nesta quarta-feira (17) apresentam hardware poderoso, mudanças em design e muito foco em inteligência artificial. Além disso, os aparelhos têm atualizações garantidas por sete anos.
Fontes