O Google está desenvolvendo uma nova função para a Play Store, loja digital de aparelhos do ecossistema Android. Em breve, usuários poderão desinstalar aplicativos remotamente, ou seja, sem precisar ter o dispositivo em mãos.
A novidade foi encontrada pelo blog The SpDroid na versão 38.8 da Google Play Store, lançada em dezembro de 2023. Entretanto, o recurso ainda não foi ativado por padrão e precisa de algumas modificações internas para funcionar, o que significa que ele continua em fase de refinamento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Leia mais: Os 10 melhores recursos do Android em 2023
A ideia do Google, segundo a publicação, é ajudar realizar uma "faxina" em outros aparelhos sem precisar ligar e usar cada um deles.
Desinstalando apps remotamente no Android
O recurso de desinstalar aplicativos de forma remota em outros celulares ligados sob a mesma conta fica nas configurações do dispositivo. Mais especificamente, ela está no item "Gerenciar", que fica na aba "Gerenciar apps e dispositivos".
Lá, é possível também filtrar os apps instalados em outros eletrônicos a partir do tamanho, caso o usuário queira remover os que ocupam mais memória interna, por exemplo.
A desinstalação remota de apps pela Google Play Store.Fonte: TheSpAndroid
É possível instalar aplicativos remotamente no ecossistema Android com certa facilidade. Caso você esteja logado com a mesma conta Google em mais celulares, relógios inteligentes ou tablets, por exemplo, é possível acessar a Google Play Store por outro smartphone ou até pelo computador e "enviar" a instalação para esses dispositivos.
O processo inverso, ou seja, solicitar a remoção de um aplicativo de outro aparelho que está conectado ao seu por um mesmo cadastro, não é possível até agora.
Segundo o The SpDroid, a novidade será válida para o controle de aparelhos com as plataformas Android, WearOS, Android TV, Android Auto e computadores. Até agora, o Google não se pronunciou oficialmente sobre o caso e não há previsão para que a desinstalação remota pela Google Play Store vire um recurso oficial na plataforma.
Fontes
Categorias