O dono da rede social X, Elon Musk, anunciou o lançamento inteligência artificial (IA) Grok para assinantes do X Premium+. O chatbot estava anteriormente apenas na fase de testes, mas foi liberado em definitivo nesta quinta-feira (7).
A confirmação veio por meio de uma publicação do bilionário em seu perfil no próprio X, anteriormente conhecido como Twitter. "O Grok está sendo lançado para assinantes X Premium+ com a versão mais recente do aplicativo. Divirtam-se!", escreveu Musk.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Grok is rolling out to ?? Premium+ subscribers with the latest app release.
— Elon Musk (@elonmusk) December 7, 2023
Have fun!
Nas últimas semanas, desde que os experimentos com o chatbot começaram, o empresário com frequência compartilhou alguns dos conteúdos criados pela IA por ele e seguidores que participaram dos testes.
A liberação, entretanto, ficou restrita aos assinantes da versão mais cara do plano de assinaturas da rede social. O Premium+ é uma modalidade que retira todos os anúncios do feed, além de aumentar ainda mais a visibilidade de respostas e publicações do usuário pelo algoritmo.
Esse plano custa no Brasil R$ 84 mensais ou R$ 880 por ano, a partir de um pagamento com desconto.
Grok, uma IA "debochada"
O Grok é uma criação da x.AI, uma empresa de inteligência artificial que foi anunciada oficialmente pelo próprio Musk em julho de 2023. O empresário decidiu iniciar a sua própria empreitada no setor de chatbots, ao ver o sucesso de plataformas como o Google Bard, o Microsoft Copilot e o ChatGPT.
Ele mesmo é um dos cofundadores da OpenAI, mas saiu em 2018 por divergências e conflito de interesses.
Além de responder questionamentos com conteúdo retirado da internet, o Grok tem como diferencial a sua personalidade debochada, bem humorada e às vezes até "boca-suja".
O robô chega até a tirar sarro do usuário que faz o prompt de comando e é capaz de falar mal de outras pessoas com piadas e alfinetadas, caso esse tipo de comando seja solicitado.
O comportamento do Grok foi um pedido pessoal do empresário para a equipe da x.AI.Fonte: Getty Images/Reprodução
O comportamento fora do convencional fez o CEO da OpenAI, Sam Altman, detonar a criação do antigo parceiro. Em uma publicação nas redes sociais, o executivo chamou o humor do Grok de "boomer e cringe".
Fontes
Categorias