A Amazon anunciou o Q, um chatbot com inteligência artificial (IA) para empresas, nesta terça-feira (28). A ferramenta funciona como um ChatGPT, mas com a capacidade de se adaptar ao fluxo de trabalho da companhia.
O Q não é muito diferente de outros chatbots do mercado. Com ele, consumidores podem solicitar resumos de textos, criação de e-mails com certos dados, pedir a análise de arquivos (DOCX, PDF ou planilhas) e mais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Amazon Q é como qualquer outro chatbot com inteligência artificial, mas com uso focado em empresas.Fonte: Amazon
O diferencial do Amazon Q está na sua adaptabilidade. A ferramenta compreende os padrões estilísticos da companhia, pode ser vinculado com aplicativos corporativos, como Salesforce, Zendesk, Gmail e armazenamento Amazon S3, por exemplo. Além disso, ele pode aprender aspectos da empresa, como estruturas organizacionais e nomes de produtos.
Ao compreender a estrutura da empresa, o Q consegue preservar a privacidade dos dados. "Se um usuário não tem acesso para alguma coisa sem o Q, ele também não conseguirá com ele", pontuou o CEO da AWS, Adam Selipsky. "O Q entende e respeita as identidades dos usuários, suas posições e permissões", complementou.
Além disso, administradores também podem restringir o conhecimento do Q aos dados da empresa — assim, reduzindo a chance de alucinações. A Amazon assegura que as informações coletadas pela plataforma não são usadas para treinar a IA.
Disponibilidade limitada
Atualmente, o Amazon Q está disponível apenas para usuários do Amazon Connect em "prévia". Porém, a Amazon pretende expandir a ferramenta para outros serviços do ecossistema eventualmente.
Em cada serviço, o Amazon Q tomará uma forma diferente. No Amazon Connect, por exemplo, o chatbot roda em tempo real e fornece informações solicitadas pelo usuário, revelou o vice-presidente de aplicações AWS, Dilip Kumar, em entrevista para o The Verge.
Além disso, o Amazon Q é uma ferramenta paga. O serviço custa US$ 40 (R$ 195, em conversão direta) por mês para cada agente. Porém, consumidores interessados podem experimentar a ferramenta no Connect até 1° de março de 2024 gratuitamente.
Fontes
Categorias