O Google anunciou que o Bard, sua própria inteligência artificial (IA) generativa, conseguirá responder dúvidas sobre o conteúdo de vídeos no YouTube. A empresa está realizando testes para que o usuário consiga realizar perguntas, e o chatbot resumirá produções, recomendações relacionadas e ainda contar mais sobre o tópico em si.
A habilidade será considerada uma atualização da extensão do Bard, que anteriormente funcionava apenas como uma pesquisa conversacional.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo o Google, ele "está dando os primeiros passos na capacidade do Bard de entender algum conteúdo de vídeo para que a pessoa possa ter uma conversa mais rica sobre o assunto". Vale lembrar que a empresa já estava realizando alguns testes de inteligência artificial para resumir comentários e tirar dúvidas sobre obras.
Será possível continuar a tirar as dúvidas durante a conversa com o Bard. No entanto, tudo indica que a novidade será exclusiva para assinantes do YouTube Premium, serviço pago da plataforma.
Google BardFonte: 9to5Google
Bard se expandiu nos últimos meses
Em setembro de 2023, o Google anunciou que o Bard passaria a ter integração com os principais aplicativos da empresa. Programas, como o Drive, Gmail, YouTube, Maps, entre outros, passaram a se relacionar com a IA em formas de extensões.
Para acalmar a base de usuários, a companhia estadunidense ressaltou que não utilizaria os dados pessoais para direcionar anúncios ou treinar o Bard. Porém, caso a pessoa se sinta desconfortável ou desconfiada, é possível desativar a integração na hora que quiser.
- Veja também: ChatGPT x Bard: 7 diferenças entre os chatbots de IA
O Bard foi disponibilizado oficialmente no Brasil em julho desse ano. A ferramenta promete ser segura na visão da equipe da gigante de buscas, contudo, não podemos esquecer que o chatbot ainda está em constante treinamento e pode cometer erros ou dar informações incompletas.
Fontes