O X, antigo Twitter, lançou na última quinta-feira (16) uma ferramenta de busca de empregos, que permite pesquisar vagas abertas sem sair da rede social. A novidade, batizada de “X Jobs Search”, vinha sendo testada desde agosto e agora está disponível para todos, funcionando inicialmente na versão web da plataforma.
Dando um passo adiante em sua promessa de transformar o antigo microblog em um “app de tudo”, reunindo diversos serviços em um só lugar, Elon Musk disse que o recurso chega para concorrer com o LinkedIn. A ideia, segundo o bilionário, é ter um recurso mais "legal” do que o serviço atualmente pertencente à Microsoft.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
People send me LinkedIn links sometimes, but the cringe level is so high that I just can’t bring myself to use it, so I ask for the resume or bio to be emailed.
— Elon Musk (@elonmusk) August 27, 2023
We will make sure that the X competitor to LinkedIn is cool.
No entanto, a função de busca de vagas de emprego pelo Twitter é bastante simples de usar, pelo menos neste primeiro momento, trazendo apenas dois filtros. Por meio dela, o usuário consegue pesquisar as oportunidades de trabalho por palavra-chave, como o cargo desejado ou a empresa, por exemplo, ou informando a localização desejada.
É importante ressaltar que a rede social X vai coletar os dados relacionados à atividade de procura de emprego para candidaturas e recomendações, como informado pela empresa em uma atualização recente da sua política de privacidade.
A plataforma também pode guardar os dados sobre as preferências de emprego, competências e habilidades.
- Veja também: Como monetizar o Twitter – ou o renomeado 'X'?
Como usar a busca por emprego no X?
Para procurar vagas de emprego no Twitter, usando a nova função, é necessário acessar o X Jobs Search pelo navegador — a ferramenta chegará em breve ao app para Android e iOS, de acordo com a companhia. Ao entrar na página, basta usar os dois campos de pesquisa para realizar a busca, informando os dados, e clicar em “Search”.
Caso a ferramenta encontre oportunidades disponíveis com base nas informações prestadas, o usuário verá uma lista com as vagas abertas e poderá conferir um pequeno resumo detalhando o emprego.
Se o usuário decidir se candidatar, basta clicar no botão “Apply Now” e seguir as orientações no site do recrutador.
É possível encontrar algumas vagas de emprego no Brasil pela ferramenta.Fonte: X/Reprodução
Neste momento, o recurso está em inglês e há poucas vagas disponíveis no Brasil, a maioria para a área de tecnologia e ofertadas principalmente em capitais. É possível que a ferramenta evolua e passe a trazer mais oportunidades para o mercado nacional, futuramente.
Fontes
Categorias