A Microsoft anunciou o Windows AI Studio, um novo recurso com inteligência artificial (IA) para programadores. A ferramenta combina o poder do Azure AI Studio e outros catálogos para gerar modelos de linguagem menores para uso local.
"Muitos desenvolvedores e empresas desejam trazer experiências diferenciadas de IA para seus aplicativos e ouvimos esses desenvolvedores que eles precisam de uma maneira mais fácil e confiável de começar com o desenvolvimento local de IA", explica a Microsoft.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Windows AI Studio é uma plataforma preparada para a construção de modelos de linguagem mais básicos.Fonte: GettyImages
Na prática, a plataforma permite que desenvolvedores "ajustem, personalizem e implantem" small language models (SLM, ou "Modelos de linguagem pequena", em tradução livre) como Phi, da Microsoft, Llama 2 e Mistral, da Meta. A função fornece uma configuração de espaço de trabalho guiada e ajustada para preparar recursos.
No Microsoft AI Studio, desenvolvedores podem importar bases de dados próprias para alimentar a IA. Nas próximas semanas, a plataforma poderá ser acessada como uma extensão do VS Code, assim garantindo maior familiaridade e acessibilidade para programadores.
O que são SLMs?
SLMs são versões menos poderosas dos LLMs, modelos de linguagem avançada como GPT-4.0. Eles são mais econômicos, sendo mais limitados em capacidade de interpretação e geração de conteúdo.
Por serem mais básicos, esses modelos de linguagem podem ser implementados em programas de uso local com processamento do próprio computador, sem precisar contactar servidores.
Categorias