O YouTube confirmou a chegada de uma novidade em personalização. O novo recurso é a For You (ou "Para Você", na provável tradução para a versão em português do Brasil), uma seção adicional na página inicial de canais que lembra bastante o feed do TikTok, e organiza clipes com base em cada espectador.
A nova categoria traz uma playlist com uma mistura de conteúdos já publicados no canal para espectadores novos e antigos, inscritos ou não. Ela será feita automaticamente pela plataforma, baseada no histórico de visualização de cada usuários e buscando os vídeos com temas e formatos em comum com o seu gosto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A seção "Para Você" configurada pelo dono do canal e com curadoria da plataforma.Fonte: Reprodução/Creator Insider
Essa novidade chegou a ser anunciada ainda em outubro, mas só agora o serviço de vídeos publicou detalhes do seu funcionamento e deu um prazo para a implementação.
A partir de 20 de novembro, a função já estará visível no site e no aplicativo do YouTube para dispositivos móveis. Criadores de conteúdo podem desde já entrar no YouTube Studio e ativar a opção para incluir a seção, que será opcional.
Para saber como personalizar a página inicial do seu canal e organizar playlists, acesse a central de ajuda do YouTube.
Mais novidades e testes no YouTube
A seção "Para você" do YouTube pode ter vídeos tradicionais, clipes curtos e verticais no formato Shorts e transmissões ao vivo. É possível escolher ainda se ela será composta apenas de conteúdos recentes ou usar também seus trabalhos mais antigos.
? introducing the “For you” section of your channel Home tab that recommends a mix of content from your channel to viewers based on their watch history
— TeamYouTube (@TeamYouTube) November 8, 2023
?? creators: review your settings & select formats before we roll out to viewers on 11/20
more: https://t.co/FNZUVWVPEA pic.twitter.com/0ga30rU1JC
Além da nova seção, o YouTube recentemente anunciou experimentos com recursos de inteligência artificial, incluindo um resumo dos principais pontos dos comentários de um vídeo e um chatbot para tirar as suas dúvidas sobre o conteúdo de uma postagem.
O streaming de áudio YouTube Music também adotou a IA na criação de playlists com capas personalizadas.
Fontes