As plataformas de aprendizado através da inteligência artificial (IA), estão revolucionando a forma como toda a comunidade escolar funciona: os alunos adquirem conhecimento personalizado, os educadores recebem assistência em tarefas cotidianas e os pais ganham a oportunidade de auxiliar com precisão na aprendizagem dos filhos.
Com a evolução da IA, a educação ganha novas oportunidades para se tornar cada vez mais eficaz e agradável ao utilizar ferramentas que oferecem personalização, eficiência e acessibilidade. Por isso, vale a pena conhecer 7 plataformas que estão na vanguarda da revolução educacional. Acompanhe!
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
1) Adapta
A Adapta é uma plataforma que se destaca pela capacidade de personalizar o conteúdo de aprendizado para atender às necessidades individuais de cada aluno. Usando IA, ela identifica as lacunas de conhecimento de um estudante e fornece material de estudo direcionado.
A plataforma ainda oferece uma ampla gama de cursos, como:
- Masterizando o ChatGPT: curso que ensina todos os princípios de como usar a ferramenta e mais de 40 técnicas distintas de como se extrair o máximo de valor dela;
- AdaptaGPT: versão de IA para auxiliar com todas as tarefas do seu dia a dia, seja aprender novas coisas, escrever ou tomar decisões;
- IA Para Copy: focado em como usar o ChatGPT para acelerar a criação de copys persuasivas;
- IA Para Gestão: voltado para gestores, gerentes e empresários entenderem como as ferramentas de IA podem auxiliar na liderança;
- IA Para Marketing: cujo intuito é ensinar como criar os principais materiais de marketing de uma empresa usando ferramentas de inteligência artificial. Desde definição de público-alvo, passando por logo, slogan, site, anúncios e até trailer.
2) Khan Academy
A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos que fornece educação gratuita por meio de uma plataforma online. A IA é usada para adaptar o conteúdo às necessidades de cada aluno, permitindo que eles avancem no seu próprio ritmo.
Sob a premissa de que a educação deve ser acessível a todos, a ferramenta online ajuda a eliminar as barreiras para o aprendizado ao recomendar exercícios e vídeos de acordo com o progresso de cada estudante. É possível acessar a plataforma como educadores ou pais.
- Veja também: 5 dicas para usar o ChatGPT nos estudos.
3) Alexa
A assistente virtual da Amazon, a Alexa, também desempenha um papel importante na aprendizagem. Com o uso da inteligência artificial, ela pode responder a perguntas e fornecer informações relevantes para os usuários.
Alexa é a IA controlada por voz da Amazon que pode auxiliar nos estudos.Fonte: GettyImages
Isso a torna uma ferramenta valiosa para pesquisa e estudo, auxiliando os alunos a acessar informações de maneira eficiente. Outro benefício é o fato de que tanto a Alexa, a Siri e o Google Assistant podem transformar em anotações os textos ditados pela IA, servindo como revisão de estudos.
4) Brainly
O Brainly é uma plataforma de aprendizado social que aproveita a IA para criar uma comunidade global de estudantes e especialistas, semelhante a uma rede social. Os usuários podem fazer perguntas sobre uma ampla variedade de tópicos e receber respostas de outros membros da comunidade.
O papel da IA é ajudar a classificar e organizar as respostas, garantindo que as informações sejam precisas e úteis. Além disso, o Brainly oferece um sistema de recompensas onde os estudantes ganham pontos a cada resposta correta, permitindo que eles subam no ranking.
5) Teachy
O Teachy é uma plataforma que combina o poder da inteligência artificial com instrutores reais para otimizar as atividades dos educadores. Até o momento, são mais de 5 mil professores que aproveitam o Teachy para:
- Criar provas em questão de minutos após 3 cliques;
- Corrigir com o auxílio da IA;
- Desenvolver aulas cativantes com planos de aula e atividades interativas;
- Monitorar o progresso individual de seus alunos.
Teachy otimiza o tempo dedicado ao planejamento de aulas feito pelos professores.Fonte: GettyImages
6) Pontue
O Pontue é uma plataforma que utiliza inteligência artificial para avaliar o desempenho dos alunos na redação ao identificar erros de ortografia, pontuação, coesão textual e gramática.
Os dados coletados são revisados por uma equipe de professores e todo o processo de correção é gravado e disponibilizado aos alunos como método de aprendizagem dos pontos de melhoria a serem aplicados naquele texto.
7) Ensina.ai
A Ensina.ai é uma outra ferramenta de aprendizagem que utiliza IA para criar recursos de ensino personalizados. Ela analisa o estilo de aprendizado de um aluno, suas preferências e necessidades, e gera material de estudo adaptado. São três recursos disponibilizados dentro da plataforma:
- Ensina.ai Cursos, indicado para criar cursos livres, fazer reforço escolar e preparatório para concursos;
- Ensina.ai Tutor, com um plantão de dúvidas contextualizado ao assunto de cada aula para todas as disciplinas do básico ao avançado;
- Ensina.ai Davinci, recomendado para a criação dos mais variados materiais de ensino, como apresentações, avaliações dissertativas e de múltipla escolha com feedback, roteiros para videoaulas, e-books, podcasts e muito mais.
O uso de IA possibilita um processo de aprendizado mais envolvente e eficaz.Fonte: GettyImages
Em um mundo em constante mudança, o acesso a informações e recursos educacionais é fundamental. As plataformas de aprendizado através da IA representam um grande avanço nesse sentido, abrindo portas para o conhecimento e o crescimento profissional e pessoal.
Quer saber mais sobre o assunto? Venha conferir no TecMundo o conteúdo em que explicamos como a inteligência artificial promove a automatização da nossa capacidade cognitiva!
Fontes
Categorias