A OpenAI lançou, durante o DevDay desta segunda (6), uma ferramenta capaz de criar versões alternativas do ChatGPT. Prints e vídeos da tela compartilhados nas redes mostram o "GPT Builder" que, na prática, permite gerar chatbots com finalidades específicas em poucos minutos.
Com a ferramenta, qualquer usuário pode criar um chatbot (apelidados de "GPTs") com tecnologia do modelo GPT-4 sem precisar mexer em código.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo a empresa, a função permite definir a saudação padrão, nome, descrição, instruções, conhecimento base e tom do diálogo.
Os "GPTs" serão clones do ChatGPT construídos para fins específicos.Fonte: GettyImages
A tela de criação também dá opções avançadas para os desenvolvedores, como agregar mais conhecimentos ao chatbot, ativar capacidades extras para a IA (acesso à internet e geração de imagens, por exemplo) e adicionar ações personalizadas para o bot.
Ao final do processo, há um painel para conferir uma prévia do chatbot, em que o usuário pode inserir entradas em texto e conferir o resultado gerado pelo bot customizado.
- Veja também: ChatGPT: a ferramenta é legal ou não?
IA para usos específicos
A ideia é permitir que pessoas desenvolvam um clone do ChatGPT para usos específicos. Durante o evento, a empresa apresentou um ajudante de escrita capaz de analisar um texto contido num arquivo PDF, mas sem que o usuário precisasse dar muitos detalhes sobre a tarefa.
Todos os GPTs gerados por usuários serão disponibilizados na GPT Store, uma espécie de "loja de IAs" da OpenAI. Ainda não há detalhes sobre a plataforma, mas deve ser algo similar a uma loja de apps, mas focado em chatbots.
A nova loja GPT Store e a criação de chatbots serão exclusivos para assinantes do ChatGPT Plus. Atualmente, o pacote mensal custa US$ 20 (R$ 97, aproximadamente).
Fontes
Categorias