A xAI, empresa de inteligência artificial chefiada por Elon Musk, vai lançar neste sábado (4) a primeira versão de testes do seu modelo de linguagem. A confirmação veio por meio do próprio bilionário, que publicou o aviso em seu perfil na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.
"Amanhã, a xAI vai lançar a sua primeira IA para um grupo seleto de pessoas. Em alguns aspectos importantes, ela é a melhor que existe atualmente", afirma o CEO.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Tomorrow, @xAI will release its first AI to a select group.
— Elon Musk (@elonmusk) November 3, 2023
In some important respects, it is the best that currently exists.
Por enquanto, não há qualquer detalhe sobre como a IA de Musk vai funcionar e se ela será um chatbot operado no navegador, assim como o ChatGPT, ou incorporado em algum tipo de serviço já existente.
Também não há informações sobre qual será a composição desse grupo seleto de pessoas que vai testar a plataforma.
A misteriosa IA de Musk
Em declarações anteriores, o empresário sugeriu que a plataforma tem como objetivo final "solucionar mistérios do universo" e usará dados da rede social X como parte das informações que vão alimentar a IA.
A xAI foi fundada em julho de 2023 por Musk como resposta ao crescimento do setor e o lançamento de chatbots que ganharam o mercado. O bilionário contratou engenheiros que trabalharam em outras empresas no setor, incluindo ex-colaboradores da DeepMind, uma subsidiária do Google.
Apesar do nome parecido, ela opera de forma independente ao X/Twitter, somente "trabalhando perto" das outras companhias do bilionário, que incluem também a Tesla e a SpaceX.
A logo da empresa de IA de Musk, fundada há menos de seis meses.Fonte: X.AI
O próprio empresário já esteve envolvido com o tema: por três anos, ele foi um dos presidentes da OpenAI, a dona do ChatGPT, mas deixou a companhia em 2018 para se dedicar aos seus outros empreendimentos.
Atualmente, Elon Musk é um dos maiores críticos a esse chatbot. Ele foi um dos integrantes do grupo que pediu em carta aberta uma "pausa" na pesquisa de chatbots de IA generativa no começo de 2023 e até cortou o acesso da API do então Twitter aos robôs do ChatGPT.
Mais tarde, entretanto, Musk anunciou que iria entrar no setor com uma iniciativa própria para "salvar a humanidade".
Fontes
Categorias