Google investiga bug do Android 14 que causa loop de reinicializações
30/10/2023 - 11:45•2 min de leitura
Fonte: GettyImages
Imagem de Google investiga bug do Android 14 que causa loop de reinicializações no tecmundo
O Google está investigando um bug do Android 14 que torna os arquivos de mídia inacessíveis. O problema parece afetar celulares configurados com múltiplos perfis e pode causar a formatação do aparelho.
Os relatos sobre a falha começaram a aparecer no começo de outubro, mas o Google só se manifestou sobre o assunto neste domingo (29). Segundo a empresa, o bug pode acontecer no Pixel 6 ou em modelos mais recentes.
O bug afeta celulares da linha Pixel configurados com múltiplos perfis.
Quando o bug acontece, o usuário principal é impedido de acessar o armazenamento de mídia do aparelho. Em alguns casos, ele pode exigir a reinicialização para configurações de fábrica que, se aceito, formata o aparelho e, se recusado, faz o celular entrar num loop de reinicializações.
Atualmente, há mais de 500 respostas de usuários no site IssueTracker. Nenhum deles consegue compartilhar um print da tela devido ao loop de reinicializações.
Google lançou uma correção
Neste domingo (29), o Google lançou uma correção para o problema por meio do sistema Google Play. A correção deve ajudar a prevenir o erro de acontecer em mais dispositivos.
Contudo, o Google informou que uma atualização de sistema está a caminho. Com a solução, não será necessário formatar o celular e os dados pessoais são preservados.
Aqueles que estão travados no loop de inicializações, porém, aparentemente terão que esperar um pouco mais: o Google investiga métodos para recuperar parte dos arquivos. A empresa promete compartilhar mais informações em breve.
Como evitar o bug do Android 14?
A dica para evitar o bug do Android 14 é não criar múltiplos usuários no aparelho — ao menos, por enquanto. O Google recomenda que o usuário evite criar ou logar num perfil secundário até que uma atualização de sistema seja amplamente distribuída.
Especialista em Redator
Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.