O YouTube lançou uma nova interface para ajudar usuários a acompanhar notícias na plataforma. A nova seção coloca reportagens em sequência, proporcionando uma experiência mais intuitiva na hora de acompanhar o noticiário.
A chamada "experiência imersiva na página de exibição de notícias" é acionada ao reproduzir alguma reportagem disponível no YouTube. O recurso aparece na parte de baixo da tela, e é basicamente um feed adicional exclusivamente para notícias de fontes confiáveis com vídeos, lives, podcasts e Shorts relacionados (ou não) com o assunto em reprodução.
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Em uma demonstração, o Google mostra um usuário abrindo um vídeo da rede PBS sobre as enchentes no Paquistão. No feed dedicado, são exibidas outras reportagens sobre o mesmo evento, com diferentes formatos de conteúdo com informações adicionais sobre o fato.
Segundo o Google, o novo feed de notícias será liberado no app somente para 40 países neste primeiro momento. A novidade será expandida para a versão desktop e smart TV no futuro.
Incentivo para notícias no Shorts
O Google também quer que criadores de conteúdo divulguem mais notícias por meio do Shorts. O YouTube pretende investir US$ 1,6 milhões para promover o formato para mais de 20 organizações de 10 diferentes países.
Além disso, a plataforma planeja trabalhar com veículos de notícias confiáveis e habituados ao formato tradicional de vídeos para incentivar a adesão ao Shorts. "Nós acreditamos que essa experiência iá ajudar quem está assistindo a ter acesso a diferentes vozes confiáveis quando quiserem ter uma imersão em notícias", diz o post do blog.
Na contramão da internet
Enquanto o YouTube e o Google buscam tornar notícias ainda mais presentes na plataforma, a Meta e o X parecem ir à contramão dessa ideia. A empresa de Mark Zuckerberg pretende deixar o Threads o mais isento possível de notícias e política, enquanto o X parece minar a atenção do noticiário com mudanças na interface.