Usuários que atualizaram seus iPhones para o iOS 17, agora não poderão mais voltar para o iOS 16. Com a atualização 17.0.3 liberada na quarta-feira (4), a Apple interrompeu a distribuição do iOS 16.6.1, assim impedindo que usuários façam o downgrade do sistema.
A alteração não é necessariamente uma novidade, uma vez que é um hábito da Apple impedir que usuários voltem para versões anteriores do iOS. Como sempre, a empresa não divulgou a mudança, mas alguns usuários comentaram sobre o assunto no X (Twitter).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
iOS 16.6.1 is no longer being signed by Apple.
— iSpeedtestOS (@iSpeedtestOS) October 5, 2023
That means downgrading or restoring to iOS 16.6.1 via iTunes or Finder is no longer possible.#iOS1661 pic.twitter.com/665T0JfiFg
Além de interromper a distribuição do iOS 16.6.1, a empresa também tirou o iOS 17 padrão e o iOS 17.0.1 de circulação. Atualmente, a Apple distribui apenas o iOS 17.0.2 e o iOS 17.0.3.
Ao reforçar a retirada de atualizações, a Apple reduz as chances de fragmentar o ecossistema em várias versões, como acontece no Android.
- Veja também: Como instalar o iOS 17 em seu iPhone?
iOS 17.0.3 tem correção para problema de superaquecimento
Na última quarta (4), a Apple liberou o iOS 17.0.3 para o público geral. A atualização traz uma correção para o problema de superaquecimento dos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max.
A companhia também disse que trabalha para otimizar aplicativos que causaram os problemas de aquecimento, portanto, é possível que as mudanças também introduzam melhorias importantes para outros modelos.
No mesmo dia, a Apple lançou a atualização iPadOS 17.0.3 para o iPad. O pacote corrige uma vulnerabilidade de nível do kernel que concedia privilégios para invasores.
A empresa afirma que a brecha é conhecida por criminosos e chegou a ser explorada em versões anteriores do sistema. Sendo assim, é crucial que consumidores atualizem seus aparelhos assim que possível.
Fontes