O Android 14 foi oficialmente lançado pelo Google. O novo sistema operacional (SO) da Gigante das Pesquisas encerra o período de experimentação recheado de novidades em personalização e privacidade.
Como sempre, há muitas adições no novo sistema operacional. O TecMundo listou os principais recursos, mudanças e melhorias do novo Android para você saber o que esperar quando atualizar o seu celular.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
14. Criador de wallpapers com emojis
O criador de papel de parede com emojis do Android 14 permite que você crie um wallpaper com cor, estética e figurinhas próprias, deixando o celular do jeito que você quiser.
O criador de wallpapers com figurinhas do Android 14 permite criar um papel de parede personalizado do seu jeito.Fonte: XDA Developers
13. Papeis de parede gerados por IA
O Google reforça as opções de personalização a cada atualização do sistema — e no Android 14 não seria diferente. Desta vez, o software ganha uma integração com IA capaz de gerar planos de fundo de vários estilos seguindo descrições em texto (exclusiva para a linha Pixel 8 e Pixel 8 Pro, por enquanto). Todo o processo de criação é simples e direto ao ponto, escondido dentro do menu de personalização de tema.
12. Tela de bloqueio personalizável
Seguindo os passos da Apple e da Samsung, o Android 14 oferece opções de personalização de tela de bloqueio mais interessantes. Usuários podem escolher o estilo do relógio, definir atalhos diferentes (como leitor de QR Code ou funções do Google Home) e definir a paleta de cores para deixar a seção do jeito que quiser.
11. Suporte a Ultra HDR
Num aprimoramento importante para fotos, o Android 14 suporta imagens em Ultra HDR. A função é uma evolução da compatibilidade com HDR do Android 13, permitindo a captura e exibição de cores mais vibrantes e variações de cores mais precisas.
10. Mais privacidade para fotos
Quando aplicativos pedem autorização para acessar suas fotos, no Android 14 não é mais necessário conceder acesso a toda a galeria. Com o sistema, usuários podem selecionar fotos e vídeos específicos para compartilhar com o app, protegendo sua privacidade de acessos indevidos.
9. Suporte a áudio sem perdas via USB
O Android 14 finalmente oferece suporte para transmissão de áudio Lossless de forma nativa. A transmissão acontece exclusivamente por USB, oferecendo uma experiência de alto nível de qualidade para audiófilos.
8. Inicialização mais rápida de apps
Otimizações estruturais do Android 14 tornaram a abertura de apps mais rápida. O aumento no número máximo de apps guardados em cache permite que programas abram 20% mais rápido em celulares de 8 GB de RAM ou até 30% quando há 12 GB de RAM disponíveis, segundo o Google.
7. Mais acessibilidade
Usuários com deficiência visual podem aproveitar a lupa para aumentar o tamanho de áreas específicas da tela. A janela pode ser ampliada e posicionada em qualquer canto do display, facilitando a leitura de mensagens, widgets ou apps.
Para consumidores com deficiência auditiva, a atualização introduz um novo fluxo para sincronização de aparelhos auditivos. De acordo com o Google, o processo é mais prático e facilita ajustes importantes.
6. Notificações por flash
Outro recurso conhecido, mas indisponível no Android padrão (até agora) é a notificação por flash. No Android 14, usuários podem ser alertados sobre notificações pendentes com o flash do celular ou a tela do aparelho. A opção está escondida no menu de acessibilidade e notificações do aparelho.
No Android 14, o flash pode servir para alertá-lo sobre notificaçõesFonte: Google
5. Mais transparência para compartilhamento de dados
A plataforma Conexão Saúde foi integrada ao menu de configurações do Android 14 como um ponto central para gerenciamento de informações e privacidade. Nesta versão, todos os seus dados são criptografados no aparelho, garantindo que nem mesmo o Google tenha acesso a eles.
Além disso, o usuário também terá mais controle sobre o compartilhamento de dados. Ao receber a solicitação de permissão de compartilhamento de localização, por exemplo, o sistema dirá se o app em questão compartilha informações com terceiros.
4. Fontes dinâmicas
O Android 14 lida melhor com a exibição de fontes em tamanho maior. Em apps compatíveis, o sistema pode ampliar a fonte em até 200%, mas sem quebrar o texto exibido na tela, permitindo melhor acessibilidade, mas sem comprometer a experiência.
O Android 14 lida melhor com a ampliação de fontes.Fonte: Google
3. Melhor suporte para telas grandes
O Google continuou aprimorando o suporte para dispositivos com tela grande no Android 14. A nova versão do sistema é mais versátil para diferentes formatos de tela, importante para dobráveis e tablets.
2. Nova bandeja de compartilhamento
A bandeja de compartilhamento do Android 14 agora abraça ações personalizadas de aplicativos. A função busca tornar a ferramenta mais útil para desenvolvedores, aumentando a adesão do recurso nativo.
1. Gestos de navegação mais previsíveis
A navegação entre telas ficou mais intuitiva no Android 14. Ao acionar o gesto "Voltar", o sistema exibe uma prévia da tela que será exibida, além de transitar de uma seção para outra com mais clareza.
Android 14 chega em breve
O lançamento do Android 14 aconteceu nesta quarta-feira (4) e os celulares da família Google Pixel serão os primeiros a recebê-lo. Os aparelhos de outras marcas, como Samsung, Xiaomi e Motorola, devem receber a atualização ao longo dos próximos meses.