O Google estabeleceu novas políticas para reduzir a circulação de spam no Gmail. As regras serão impostas para remetentes em massa, que enviam mais de 5 mil mensagens por dia, a partir de fevereiro de 2024.
O objetivo da medida é conter a disseminação de e-mails desnecessários e tornar a vida de usuários do Gmail mais fácil. Abaixo, confira todas as exigências do Google.
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As novas regras devem diminuir a circulação de e-mails indesejados no Gmail.Fonte: Google
- Fácil cancelamento de inscrição: grandes remetentes em massa devem permitir que destinatários cancelem inscrições em apenas um clique. O processo deve ser concluído em no máximo dois dias;
- Autenticação do remetente: os disparadores de mensagens precisam autenticar suas próprias contas com as melhores práticas de verificação de identidade importantes contra spoofing;
- Menor taxa de spam: o Google vai impor um limite claro de taxa de spam para remetentes de disparos em massa.
Novo padrão da internet
Segundo o Google, ela não é a única empresa a determinar regras mais rígidas de fiscalização contra disparos em massa. "Não importa qual seja o provedor de e-mail, todos os usuários merecem a experiência mais segura possível", disse o diretor de produto do Yahoo, Marcel Becker. "No mundo interconectado do e-mail, isso exige que todos trabalhemos juntos", complementou.
O Google menciona que tais práticas precisam ser consideradas "higiene básica" para e-mails e boa parte dos remetentes em massa já atende os requisitos. A empresa oferece um guia para que facilitar a adesão aos novos padrões.
Para o usuário comum, nada precisa ser alterado. É bastante improvável que um consumidor seja responsável pelo envio de mais de 5 mil mensagens num único dia, a não ser a conta seja usada para fins comerciais.
Neste caso, o novo conjunto de regras do Google deve agregar apenas melhorias em usabilidade. Assim que as políticas entrarem em vigor em fevereiro, a quantidade de e-mails indesejados deve diminuir, golpes devem ser mais facilmente detectados e vai ficar mais fácil cancelar a inscrição de canais de comunicação desimportantes.
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