O Spotify lançou, nesta terça-feira (26) o Jam, uma forma de compartilhar música com amigos. A nova ferramenta para sessões em grupos de até 32 pessoas permite montar playlists com colegas em tempo real e aproveitar um som juntos.
Em um Jam, todos os participantes podem colaborar com a fila de reprodução. Qualquer assinante do Spotify Premium pode abrir um grupo e convidar colegas (inclusive, com contas gratuitas) para complementar a experiência.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os Jams não acontecem só em um mesmo ambiente, segundo o Spotify. Também é possível iniciar sessões compartilhadas e sincronizar as músicas. Como esse é um recurso focado para situações como festas e pequenas reuniões, o serviço incluiu um número limite de participantes.
Os participantes de um Jam recebem recomendações de acordo com cada perfil e podem adicionar músicas à playlist. O administrador da sessão, por sua vez, pode gerenciar os participantes, mudar a ordem de reprodução e remover faixas da lista.
Como iniciar uma Jam no Spotify?
Os Jams do Spotify ficam escondidas no menu de gerenciamento de dispositivos, no canto inferior esquerdo da tela no app para celular, ou no ícone de três pontos abaixo da capa de um álbum, ou playlist. A partir daí, você deve selecionar a opção "Começar uma Jam" e distribuir os convites.
Os usuários do Spotify conectados na mesma rede Wi-Fi serão notificados sobre a sessão em grupo e poderão entrar no app. Além desse método, o pareamento também pode acontecer por Bluetooth, escaneamento do QR code da sessão e o link disponível para compartilhamento.
Fontes