A Microsoft anunciou o lançamento oficial do Copilot, sua nova Inteligência Artificial (IA) generativa, na manhã desta quinta-feira (21). A tecnologia foi apresentada durante a abertura do evento de anúncio de novos produtos e serviços da empresa pelo CEO Satya Nadella.
Nadella abriu o evento falando sobre inovações recentes e como a tecnologia, nos dias atuais, tem se moldado para apoiar as preferências do usuário. Não apenas isso, mas como IAs generativas, como o Copilot, têm sido desenvolvidas para facilitar a vida humana. Ele fala sobre o contexto do uso para trabalho e pessoal.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Copilot estará disponível a partir de 26 de setembro no Windows 11 22H2 em uma atualização que promete mais de 150 novos recursos ao sistema operacional (SO). A IA ganha um novo botão na Barra de Tarefas, onde ao ser clicado abre uma interface na lateral da tela.
A partir disso, o usuário pode iniciar suas interações, como:
Fazer buscas na internet;
Pedir sugestões para escrever textos;
Pedir para que ele crie uma playlist do Spotify;
Editar fotografias, como remover o fundo de imagens;
Resolver problemas matemáticos;
Reescrever e-mails.
Satya Nadella, CEO da Microsoft, na abertura do evento de apresentação de novos produtos e serviços da empresa. (Foto: Wellington Arruda/TecMundo)
Como revelado pela Microsoft, o Copilot será integrado diretamente ao Windows 11. Com isso, será possível até mesmo controlar o sistema. O usuário poderá, entre outros, reorganizar a sua área de trabalho com as janelas abertas, ativar o modo escuro da interface do sistema e mais.
Segundo a companhia, será possível até mesmo copiar um e-mail e pedir para que a IA organize as informações, traduza o texto ou até mesmo crie respostas. Outro recurso destacado pela Microsoft é a possibilidade de utilizar o Copilot por voz, o que se torna, também, um recurso de acessibilidade.
Copilot no celular e criação de imagens
A Microsoft também anunciou que será possível integrar o celular ao Windows 11, o que por si só já pode utilizar o Copilot. A premissa é de buscar informações rápidas e práticas para ajudar o usuário, como informações de uma viagem nas mensagens para criar resumos, criar itinerários e mais.
Além disso, será possível utilizar o Copilot com praticamente todos os aplicativos e serviços da Microsoft — Microsoft 365, Bing, Edge, Teams, Paint, Fotos. Para cada aplicativo, o Copilot terá funções distintas e específicas. Uma delas, destacou a companhia, é utilizar a IA como uma espécie de "assistente de compras" no navegador ou no celular.
Outro recurso que ganhou atenção durante a apresentação foi, justamente, a criação de novas imagens utilizando apenas palavras. A Microsoft anunciou a integração com o Dall-E 3 ao Copilot, o que garantirá imagens mais detalhadas, segundo a companhia — isso inclui mãos, dedos, sombras, água e mais.
Novos recursos para o Windows
A Microsoft também anunciou uma grande atualização para o Windows 11 e seus aplicativos. O Paint, por exemplo, poderá fazer edições utilizando IA no próprio app, como desenhar, remover fundos e camadas e mais. O app também receberá uma prévia do Cocreator. Já o app Fotos também ganhou mais opções de edição de imagem. Uma delas é o Background Blur, que pode desfocar o plano de fundo de fotos.
Na Ferramenta de Captura, os usuários poderão extrair o conteúdo de texto de uma imagem, por exemplo, enquanto o Bloco de Notas poderá salvar automaticamente as sessões. Ou seja, caso o usuário feche a janela sem querer ou aconteça um imprevisto, o app não perderá as anotações de um documento.
Outro aplicativo que sairá da versão de prévia é o Explorador de Arquivos renovado, com uma nova barra de endereços e caixa de pesquisa.
*O jornalista viajou para Nova York, nos EUA, a convite da Microsoft.
Categorias