O Explorador de Arquivos do Windows tem um bug que ironicamente melhora o desempenho do programa. A falha torna a busca por arquivos ainda mais rápida e requer ativação manual por parte do usuário.
A descoberta foi compartilhada por um informante no X, antigo Twitter, que demonstrou o bug em vídeo. O processo é bem simples: basta alternar o Explorador de Arquivos em tela cheia e janela para aprimorar significativamente o tempo de carregamento de páginas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Did you know you can speedup explorer by use of bugs?
— Vivy? (@VivyVCCS) September 3, 2023
Turns out switching in and out of full screen mode (F11) noticeably improves load times!
Wish this was the performance we get out of box.
(Yes navbar breaks.. tho navbar shouldn't cause such a huge snappiness regression..) pic.twitter.com/GObybf1C8q
Por se tratar de um bug, nem tudo funciona como o esperado depois que ele é ativado. A barra de navegação, por exemplo, trava totalmente após a alternância de modos.
Para ativar e desativar o modo em tela cheia do Explorador de Arquivos basta apertar o botão F11 enquanto o app está em primeiro plano. A comunidade do Windows também preparou e disponibilizou um script para tornar essa ação ainda mais instantânea. O recurso pode ser baixado no GitHub (use por sua conta e risco).
- Veja também: Microsoft lança atualização do Windows 11 com melhorias no Bloco de Notas e mais apps; veja
Solução temporária para problema real
Uma das principais queixas acerca do Explorador de Arquivos é sobre a sua lentidão. Nas últimas iterações do Windows 10 e do Windows 11, muitos usuários sofrem com tempos de carregamento desnecessariamente longos do programa.
O bug é basicamente uma solução para esse problema, ainda que esteja em forma de uma falha do sistema, porém, o recurso provavelmente tem prazo de validade muito curto. Uma vez que a Microsoft tomar conhecimento do problema, deve preparar uma solução e liberá-la como atualização no futuro.
Fontes
Categorias