Segundo rumores, a Microsoft pretende inserir recursos de inteligência artificial (IA) em aplicativos do Windows 11, como o Fotos, Ferramenta de Captura e até o tradicional Paint. A possibilidade foi levantada na última terça-feira (22) pelo Windows Central e é baseada em relatos de fontes não divulgadas pelo site.
Outros programas da big tech já trabalham com IA no Word, Excel, Power Point, além do próprio sistema operacional. A eventual expansão para outros aplicativos traria diferentes melhorias, como poder cortar e colar uma parte da imagem e criar imagens de acordo com os comandos do usuário.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Paint é um dos programas que podem receber aprimoramentos de IA futuramente.Fonte: Unsplash
No Fotos, os recursos inteligentes permitiriam identificar pessoas e objetos nas imagens, fazer os recortes e colar os elementos em outro software. Esta funcionalidade é semelhante às ferramentas disponíveis no Android e no iOS que realizam o mesmo tipo de trabalho.
Já na função de captura do Windows 11, a IA ficaria responsável pelo Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), igualmente encontrado nos dispositivos móveis. A ferramenta permitiria a identificação de texto em capturas de tela e a sua extração para a área de transferência.
Paint com IA generativa
Ainda segundo a publicação, o mesmo recurso de OCR da ferramenta de captura pode ser integrado ao aplicativo Câmera do Windows. Neste caso, a inteligência artificial faria a seleção e a cópia de textos em imagens registradas com a câmera do computador.
Quanto à IA no Paint, o rumor diz que a adição da tecnologia ao clássico editor de imagens o faria funcionar como o Bing Image Creator. Ou seja, o usuário poderia pedir ao programa para criar diferentes tipos de desenhos apenas fazendo a descrição textual do conteúdo desejado.
No momento, não há informações sobre quando os novos recursos de IA no Windows 11 serão lançados. Segundo as fontes, a ideia de implementação da tecnologia em mais apps nativos do sistema está em fase inicial, mas novidades sobre o tema podem surgir durante evento da Microsoft programado para setembro.
Microsoft 365
O Microsoft 365 inclui os principais programas, como Excel e Power Point e também Outlook, OneDrive com armazenamento na nuvem de 1 TB e muito mais.
Fontes
Categorias