O YouTube adicionou um novo recurso à plataforma que inclui nos vídeos um resumo gerado por inteligência artificial (IA). Segundo a publicação na página de suporte, a proposta é passar uma ideia geral sobre o vídeo. Além disso, o resumo não substitui a descrição, feita pelos própios criadores.
Os comentários da empresa sobre o teste da nova ferramenta afirmam que os usuários poderão decidir antes se desejam ou não assistir a um vídeo. Além disso, os resumos ficarão disponíveis nas páginas de exibição e pesquisa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
YouTube Shorts já recebeu descrições geradas por IAFonte: Reprodução: Szabo Viktor/Unsplash
O teste da novidade está sendo aplicado a um número limitado de usuários e conteúdos — e apenas em inglês por enquanto. O YouTube também pede para que, quem tiver acesso ao recurso forneça um feedback sobre a experiência, para o mesmo ser expandido em breve.
YouTube e Google apostam em IA
O YouTube vem investindo em integração com ferramentas de IA há algum tempo. Em maio, foi a vez dos YouTube Shorts receberem descrições geradas pelo Google Deepmind.
Veja também: Modelo de IA do Google vai ensinar robôs a serem mais inteligentes
Our powerful visual language model Flamingo is changing the way ?????? can watch @YouTube Shorts. ??
— Google DeepMind (@GoogleDeepMind) May 24, 2023
It automatically generates descriptions for hundreds of millions of videos in their metadata, making them more searchable.
Here’s how AI is helping creators and viewers. ?? pic.twitter.com/pAt7MxFNs1
Além disso, a Google também vem buscando se inserir mais no mercado de IA. No último mês, a empresa anunciou o lançamento do Bard, seu próprio modelo de IA generativa, no Brasil.
Fontes