O Google Assistente é um recurso que auxilia os usuários com tarefas do dia a dia. Similar ao funcionamento da Siri no iOS, e da Alexa da Amazon, ele permite que usuário programe rotinas para que sejam automatizadas e realizadas diariamente ou em um determinado intervalo de tempo.
Além de ter integração completa com os aplicativos oficiais do Google, ele também é compatível com outros softwares e aparelhos inteligentes. E nele, você pode enviar desde comandos de voz, para ligar luzes da sua casa, reproduzir músicas, etc, até programar o dia a dia, para fazer ligações ou responder determinados e-mails.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Hoje o TecMundo te mostra como o Google Assistente pode ajudar em sua rotina. Confira!
1. Todas as suas tarefas diárias ao acordar
Graças a uma integração com outros apps muito utilizados do Google, o Tarefas e o Agenda, é possível criar comandos de voz para que o Assistente mostre toda a sua agenda e seus compromissos logo que o dia começa.
O Google Assistente pode lhe informar sobre todos os seus compromissos do dia assim que você acordarFonte: GettyImages
Sendo assim, é possível programar a frase "Bom dia, Google!", para que nesse momento o aplicativo traga todas as suas atividades do dia, além de mostrar os compromissos do Google Agenda, como reuniões e eventos.
Vale lembrar que existe a possibilidade de sincronizar o Assistente com software de rotinas de trabalho, como Trello, Asana e Monday.
2. Enviar mensagens automáticas de aniversário
Quem nunca esqueceu o aniversário de alguém? Com o Google Assistente, você pode não apenas deixar de cometer essa gafe, como também fazer com que seja enviada uma mensagem personalizada para cada uma das pessoas que completam mais um ano de vida.
É possível programar o Google Assistente para que ele envie mensagens automáticas de aniversárioFonte: GettyImages
Grave uma mensagem de áudio padrão ou crie modelos personalizados para enviar para diferentes grupos de pessoas. Além de não deixar passar em branco a data, você também deixa o "Feliz aniversário" de uma maneira sociável.
3. Rotina de ida e volta do trabalho
Muitas vezes, a ida e volta do trabalho é um tanto longa e desgastante. Seja por trânsito ou distância. Sendo assim, é possível criar uma função para que o Google Assistente traga uma rotina que faça com que esses momentos sejam mais agradáveis.
O Google Assistente pode ajudar nas suas rotinas de ida ao trabalhoFonte: GettyImages
Programe uma frase como "Indo para o trabalho". Assim, o app fará uma série de atividades, como tocar uma playlist com suas músicas favoritas, ler as principais notícias do dia e reproduzir um podcast do episódio em que você parou.
Essa função ajuda ainda mais aqueles que estão dirigindo, automatizando funções as quais não podem ser feitas ao volante.
4. Criar rotina de descanso
Com o home office cada vez mais comum, é difícil nos organizarmos para dar um tempo na rotina de trabalho e descansar mente e o corpo.
Porém, é possível programar o Google Assistente para lhe auxiliar nessa tarefa, seja determinando uma certa hora todos os dias ou enviando um comando de voz para que ele acione a função.
O Google Assistente te ajuda a criar hábitos de descanso em meio à rotina de trabalhoFonte: GettyImages
Nela, você pode programar uma série de recursos para ajudar no seu descanso, como reproduzir uma música lenta, pausar as notificações de trabalho e mensageiros instantâneos e até enviar um mensagem automática por e-mail informado da sua pausa.
Ah! Caso o Assistente esteja conectado a iluminação da sua casa, também é possível que ele apague algumas luzes e crie um clima mais relaxante para o momento.
5. Traçar as melhores rotas para destinos comuns
Outra função bem comum e prática do Google Assistente é a de mostrar rotas para destinos que são comuns no seu dia a dia.
Por exemplo, você pode programar comandos como "Ir para o trabalho!" e "Viajar para casa dos pais" para que, automaticamente, ele mostre o melhor caminho naquele momento, verificando trânsito e outras condições das estradas.
O Google Assistente consegue mostrar as melhores rotas para trajetos comuns do seu dia a diaFonte: GettyImages
Dessa forma, não é preciso abrir apps terceiros, como Google Maps e Waze para que a rota seja traçada, uma vez que o próprio Google Assistente possui integração com esses softwares.
Agora que você já sabe como usar o Google Assistente, é só programar tarefas do dia a dia no aplicativo para que elas sejam automatizadas, e assim auxiliem na sua rotina.
Categorias