A Apple está aos poucos construindo um novo modelo de linguagem de inteligência artificial (IA) que será incorporado em seus produtos e serviços no futuro. A informação é do jornalista Mark Gurman, que costuma ter fontes precisas sobre novidades da Maçã.
Segundo ele, a companhia mantém desde o ano passado uma pequena divisão em funcionamento que já tem um framework próprio chamado Ajax, construído para ser a base de desenvolvimento de chatbots e outras ferramentas de IA. Além disso, a marca abriu múltiplas vagas de trabalho para funcionários especializados no assunto, provavelmente para trabalhar nesse projeto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Até mesmo uma interface de bate-papo, resumo de textos e geração simples de conteúdo já teria sido desenvolvida como um protótipo, sendo chamada internamente e de forma provisória por alguns engenheiros de "Apple GPT".
Muito trabalho pela frente
Entretanto, os executivos da Apple ainda não definiram como esse tipo de tecnologia será disponibilizada ao público. Uma das opções é lançar uma IA generativa, mas a concorrência já é pesada atualmente com serviços como o ChatGPT e o Google Bard, citando apenas dois exemplos de peso com funcionamento muito similar ao que a companhia está desenvolvendo.
Inteligência artificial da Apple pode estrear em apps do iPhone. (Foto: Shutterstock/Reprodução)
Uma das ideias ainda em aprovação é incorporar recursos de IA em plataformas como Siri, Mapas e o buscador presente em aparelhos como o iPhone. Só que a própria Apple ainda não teria batido o martelo sobre a estratégia de mercado a seguir: em entrevista recente, o CEO da empresa, Tim Cook, disse até que usou e aprova o ChatGPT, por mais que ele seja restrito para funcionários.
Por enquanto, apenas um número restrito de funcionários da Maçã têm acesso ao Ajax e ao "Apple GPT", fazendo pequenos testes de uso da plataforma em diferentes aplicações.
Ainda assim, não há qualquer previsão de lançamento desse tipo de tecnologia ao público consumidor, embora Gurman diga que a marca prepara "um anúncio significativo para o setor de IA" em 2024. Procurada pela reportagem original, a empresa não comentou oficialmente o caso.
Fontes
Categorias