Nesta quinta-feira (13), o Google lançou no Brasil o Bard, sua plataforma de inteligência artificial que apresenta respostas em modelo conversacional. O “ChatGPT do Google” promete várias funcionalidades, desde responder sobre o que levar para uma viagem de três dias até formatar um texto para as regras ABNT.
O chatbot oferece diversas outras funcionalidades, sendo possível ouvir as informações por áudio, reformular a pergunta, pesquisar o tema no Google e mais. Como a ferramenta ainda está aprendendo, ainda é possível qualificar as respostas de maneira positiva ou negativa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Apesar de funcionar como um buscador que oferece informações em forma de conversa, o Bard não substituirá a Busca. Segundo os executivos da gigante de Mountain View, as duas ferramentas se complementam.
A versão de lançamento do Google Bard está um pouco diferente de quando ele foi anunciado, em fevereiro de 2023. (Imagem: Divulgação/Google)
Essa versão mais completa do Google Bard ainda tem integração com o Google Lens, modificação no estilo das respostas (curtas, longas, casuais, profissionais e etc), pode exportar códigos e mais.
Como usar o Google Bard no Brasil?
O Google Bard já está disponível para todos os usuários, é gratuito e exige somente uma conta do Google Personal. No caso das contas do Workspace, só é possível utilizar caso os administradores permitam.
Confira, a seguir, o passo-a-passo de como usar o Google Bard no Brasil:
1. Acesse bard.google.com. Logo na tela inicial serão mostradas algumas das possibilidades que o chatbot oferece. Clique no botão “Fazer login” no canto direito inferior ou no topo da página e depois entre com a sua conta pessoal do Google;
2. Depois de colocar suas credenciais, o Bard apresentará os Termos de Privacidade. Dentre outras informações, ele coleta sua localização e armazena por um período de até 18 meses seu histórico de pesquisas. Se você estiver ok, desça a página e clique no botão azul “Concordo”;
3. Você será encaminhado para o Bard e será aberta uma janela informando sobre o estado experimental dele e que, por isso, ele nem sempre é assertivo nas respostas. Clique em “Continuar”;
4. Aqui ele funciona como o buscador do Google e o próprio ChatGPT. Basta digitar algo que você quer saber e ele te dará uma resposta em formato de conversa;
Categorias