O ChatGPT registrou a primeira queda no tráfego mensal do seu site e no número de visitantes únicos. É o que apontam os dados divulgados na segunda-feira (3) pelo Similarweb.
De acordo com a empresa, o tráfego de computadores e dispositivos móveis para a página do ChatGPT diminuiu 9,7% globalmente de maio para junho. Os números referentes aos Estados Unidos são maiores, de 10,3%.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Já a quantidade de visitantes únicos no site do chatbot da OpenAI caiu 5,7% no mesmo período, considerando os acessos de todo o planeta. O que também reduziu foi o tempo que as pessoas passam na plataforma, um declínio de 8,5%, conforme o levantamento.
O tempo gasto no ChatGPT também diminuiu.Fonte: Similarweb/Divulgação
Possíveis causas
Um dos motivos para a queda no uso do ChatGPT seria a perda de interesse pela novidade, que foi lançada em novembro passado e logo viralizou, se tornando o app de consumo com o crescimento mais rápido registrado até hoje. Mas há outras possíveis causas para a desaceleração.
Entre elas, vale destacar o lançamento do app do chatbot para o iOS, cujo tráfego não foi incluído neste relatório, focado no acesso à versão web da tecnologia. Além disso, as férias de verão nos EUA podem ter levado a uma redução significativa no uso da funcionalidade pelos estudantes, como observa a Reuters.
Apesar do declínio, a IA generativa conta com 1,5 bilhão de visitas mensais em seu site, que atualmente é uma das 20 páginas mais visitadas do mundo.
Fontes
Categorias