A Microsoft anunciou hoje (29) a chegada de novas ferramentas de compras com inteligência artificial (IA) ao Bing e ao Edge. As funcionalidades prometem ajudar o usuário a encontrar os melhores produtos e com preços mais baixos nas lojas online.
Uma das novidades é o guia de compras com IA do Microsoft Shopping. Ao pesquisar itens como “materiais escolares” no Bing Chat, por exemplo, o assistente inteligente entra em ação para auxiliar quem está à procura de itens para a volta às aulas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O mecanismo gera um guia de compras personalizado, trazendo uma ampla lista de itens que podem ser do interesse do comprador, dividida em categorias. A tecnologia também oferece sugestões de produtos específicos para os estudantes, incluindo uma tabela com informações de cada modelo lado a lado, facilitando a comparação entre opções de marcas diferentes.
Leia mais: OpenAI, criadora do ChatGPT, planeja lançar loja de apps
O guia de compras com IA já pode ser usado nos EUA.Fonte: Microsoft/Divulgação
De acordo com a Microsoft, o guia de compras inteligente pode ser encontrado na barra lateral do Edge e também no Bing Chat. Porém, vale destacar que a função só está disponível para usuários nos Estados Unidos, neste momento, com o lançamento em outros mercados previsto para acontecer “ao longo do tempo”.
Reviews inteligentes e reembolsos
A segunda novidade anunciada pela Microsoft funciona como uma espécie de análise inteligente de produtos. Se você pesquisar por fones de ouvido com cancelamento de ruído no Bing Chat, a IA sugere aspectos importantes para considerar na hora da compra, como a qualidade do som e a duração da bateria, entre outros.
E se o usuário continuar em dúvida, pode pedir à inteligência artificial que faça um resumo das reviews de clientes que compraram aquele mesmo produto, reunindo opiniões deixadas em diferentes lojas online. Este recurso já começou a ser disponibilizado globalmente pela Microsoft.
Por fim, o Bing e o Edge vão ganhar uma ferramenta capaz de monitorar o preço de um produto após a compra. O recurso de correspondência de preço será lançado em breve nos EUA, em parceria com grandes varejistas, ajudando o consumidor a pedir reembolso caso o item adquirido fique mais barato.