Revelado em março, o Windows Copilot ganhou nessa segunda-feira (26) suas primeiras imagens e detalhes sobre o funcionamento. Dentre outras coisas, a plataforma permite realizar operações como ativar o Modo Escuro ou Não Perturbe apenas pedindo ao assistente de Inteligência Artificial (IA).
O Copilot, que integra o Windows 11 ao Bing Chat, um chatbot de IA baseado no ChatGPT, começará a ser testado pelos inscritos do Insider Program nas próximas semanas. Ainda não há previsão de lançamento para todos os usuários.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O site Windows Latest revelou as imagens do software e deu algumas informações. De acordo com a publicação, a pessoa poderá pedir à plataforma para alterar praticamente qualquer configuração no sistema operacional.
O Copilot transformará o Windows 11 no primeiro sistema operacional com IA, de acordo com a Microsoft. (Imagem: Reprodução/Windows Latest)
Além disso, será possível utilizar o modelo conversacional para abrir um programa como Word ou PowerPoint, por exemplo. O Copilot também consegue monitorar quais softwares você está utilizando naquele momento e, por isso, ele poderá ser utilizado para auxiliar nas tarefas.
Se a pessoa estiver escrevendo um e-mail no Outlook, ela poderá pedir ajuda da IA para sugerir uma escrita ou até mesmo para escrever toda a mensagem.
Action Cards
Os testes do site Windows Latest ainda mostraram os “action cards” e “desktop actions”. As ferramentas do Copilot detectam os programas que o usuário costuma utilizar no sistema operacional e sugere alterações nas configurações.
Na hora de “conversar” com o Copilot, são mostradas opções de estilo de conversa: mais criativa, balanceada ou precisa. Quando a plataforma mostra as opções de configuração, a pessoa pode escolher se ativa ou não.
O Windows Copilot vai facilitar o uso das aplicações da Microsoft (Imagem: Reprodução/Windows Latest)
A novidade da Microsoft será exibida na lateral direita do monitor e terá integração com a internet. Ou seja, diferentemente do ChatGPT, que mostra respostas factuais somente até 2021, o Copilot consegue pesquisar em tempo real.
Fontes