IA pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas

1 min de leitura
Imagem de: IA pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Imagem: Getty Images/Reprodução

Os desenvolvimentos recentes da inteligência artificial (IA) podem representar risco de extinção para a humanidade. É o que acredita um grupo de professores, especialistas e executivos, que assinaram uma carta publicada pela organização sem fins lucrativos Center for AI Safety (CAIS) nesta terça-feira (30).

“Mitigar o risco de extinção da IA deve ser uma prioridade global, juntamente com outros riscos em escala social, como pandemias e guerra nuclear”, diz o documento, apoiado pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, responsável pelo ChatGPT. O CEO do Google DeepMind, Demis Hassabis, e o executivo-chefe da Anthropic, Dario Amodei, também estão entre os signatários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Conhecidos como os “padrinhos da IA”, os professores Geoffrey Hinton e Yoshua Bengio são outros apoiadores do documento. Hinton, inclusive, já fez mais alertas a respeito do uso da tecnologia, chegando a considerá-la uma ameaça “mais urgente” do que as alterações no clima.

Os avisos apocalípticos relacionados ao uso da IA aumentaram com os avanços recentes da tecnologia.Os avisos apocalípticos relacionados ao uso da IA aumentaram com os avanços recentes da tecnologia.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Outros avisos sobre potenciais riscos da IA surgiram nos últimos meses, com destaque para a carta assinada por Elon Musk e executivos do setor tecnológico pedindo a suspensão do desenvolvimento de novos sistemas. O tema também foi discutido em reuniões do grupo dos países mais industrializados do mundo (G7) e da União Europeia.

Exagero?

Os medos relacionados aos avanços da inteligência artificial são vistos como exageros por outros especialistas, entre os quais o professor Yann LeCun. Parceiro de Hinton e Bengio, ele é igualmente considerado “padrinho da IA”, além de trabalhar na Meta.

Pensamento semelhante é defendido pelo cientista da computação da Universidade de Princeton (EUA), Arvind Narayanan. Em entrevista à BBC, ele afirmou que os mecanismos de IA atuais “nem de longe” têm a capacidade de colocar a humanidade em risco, ao contrário do que seus colegas sugerem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.