Um engenheiro da empresa de robótica Viam Robotics transformou um robô de brinquedo antigo em um robô moderno equipado com o micro-computador Raspberry Pi e inteligência artificial (IA). Apelidado de Omnibot MAIV, o projeto utilizou um robô clássico dos anos 80, o Tomi Omnibot 2000 — MAIV é a sigla de ‘Modernized with AI and Viam’, mas também é um anagrama da palavra Viam.
A companhia publicou um tutorial explicando como modificar o brinquedo antigo e transformá-lo em um robô moderno que utiliza comandos sem fio e IA. Com as mudanças, o Omnibot MAIV pode ser conectado remotamente e usa a técnica de aprendizado de máquina para aprender a interagir com o mundo moderno ao seu redor — afinal, o robô nasceu anos 1980.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Além do próprio Omnibot 2000, para construir a versão da Viam é necessário: LEDs, webcam, bateria de 12V, placa lógica única, como o Raspeberry Pi 4B ou qualquer outra que rode o sistema Linux de 64 bits, entre outros equipamentos e periféricos. O tutorial também sugere que os entusiastas podem construir suas próprias versões do Omnibot MAIV e adicionar diferentes possibilidades, como um sistema de detecção de cores e objetos.
Imagens do robô que foi atualizado com novas tecnologias.Fonte: Reprodução/Viam
O Tomi Omnibot 2000 é um robô programável, lançado nos anos 80, que podia servir bebidas e alimentos, além de ter uma bandeja destacável para trazer lanches aos donos. No Brasil, o brinquedo pode ser encontrado atualmente por cerca de R$ 4 mil.
Tutorial do Omnibot MAIV
Segundo o tutorial da empresa, o objetivo e dar vida a visão original do produto usando tecnologias atuais. “Vamos aproximar o Omnibot 2000 da visão do robô doméstico que muitos tinham (e ainda têm), trazendo uma nova tecnologia e o renomeando como Omnibot MAIV (Modernizado com AI e Viam). Manteremos a carcaça, o estilo e os motores originais sempre que possível”.
O tutorial explica que eles tentaram manter o máximo do hardware original do Omnibot 2000, deixando-o com a clássica aparência de um robô dos anos 80, mas com mais equipamentos e possibilidades para deixá-lo mais moderno. Todos os detalhes sobre como modificar o robô estão disponíveis no site da Viam.
Fontes
Categorias