Com o suporte encerrado pela Microsoft há quase dez anos, o Windows XP ganhou um novo sopro de vida a partir da quebra do seu código de ativação, conforme noticiou o site Tinyapps recentemente. Isso permite realizar novas instalações do sistema com segurança, mas há um porém.
De acordo com a publicação, o algoritmo utilizado pela gigante de Redmond para validar as chaves do produto foi quebrado por pesquisadores independentes e reimplementado. O resultado disso é a possibilidade de gerar novos códigos de ativação válidos para esta edição do sistema operacional.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Assim, usuários interessados em instalar o software em seus dispositivos, pelos mais variados motivos, conseguem fazê-lo sem maiores dificuldades. O processo de geração dos códigos acontece mesmo que a gigante da tecnologia tenha desativado os servidores para esta tarefa.
O Windows XP foi lançado em outubro de 2001.Fonte: Getty Images/Reprodução
Mas, para fazer a instalação de uma cópia limpa e nova do Windows XP, o dispositivo não pode estar conectado à internet. Como descrito na postagem, todo o processo de instalação e ativação do sistema, originalmente lançado em 2001, deve ser feito no modo offline, para que seja concluído com sucesso.
Vale a pena usar o Windows XP em 2023?
Como lembra o The Register, a edição do Windows lançada no início do século XXI tinha alguns problemas de segurança no seu auge. Por causa disso, pode não ser uma boa ideia utilizá-la em 2023, principalmente se você vai acessar a internet no dispositivo onde o software estiver instalado.
Porém, usar uma versão antiga do Windows pode ser necessário em determinadas situações, como em computadores que tenham hardware defasado e incompatível com as edições posteriores do sistema. Também é possível que algum software específico só seja executado corretamente nas versões anteriores.
Se é o seu caso, vale ressaltar que há poucos navegadores compatíveis com o Windows XP ainda em funcionamento, como o Opera 36 e o Seamonkey 2.49.5, e mesmo assim alguns sites podem não abrir. Quanto à segurança, versões anteriores de antivírus, como o Avast, também funcionam no sistema marcado por um clássico papel de parede, ajudando a proteger o PC.
Fontes
Categorias