Expandindo o uso de Inteligência Artificial (IA) em seu ecossistema, a Microsoft anunciou nesta terça-feira (23) novidades também para a sua loja online. Agora, a Microsoft Store conta com o AI Hub, um espaço com curadoria para promover "as melhores experiências de IA criadas pela comunidade de desenvolvedores" e pela própria companhia.
No anúncio, durante o evento Microsoft Build 2023, a empresa quis deixar claro que a sua loja online "não é um lugar para apenas fazer downloads de um app ou jogo, mas, sim, deve servir como um recurso para educar os clientes sobre como eles podem ser mais produtivos, realizar suas tarefas e descobrir novos conteúdos".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A ideia é criar um espaço dedicado a usar aplicativos baseados em IA, podendo utilizá-los em conjunto. A Microsoft informa que o AI Hub "estará disponível em breve" na loja do Windows e que todo o conteúdo gerado "será testado quanto à segurança, proteção familiar e compatibilidade de dispositivos".
O que o AI Hub pode fazer?
De acordo com o anúncio, a nova ferramenta da Microsoft Store poderá resumir as avaliações de outros usuários do Windows sobre os aplicativos da loja. Com apoio de IA, esse resumo deve trazer detalhes de uso com o feedback da própria comunidade.
A proposta é que a própria IA "leia" os comentários sobre um aplicativo ou jogo e, na hora que você for fazer um novo download, ela forneça um resumo sobre o que há de positivo e negativo.
Sobre os aplicativos que têm milhares de avaliações, a companhia informou que o novo recurso, que estará disponível "em breve", ajudará a ganhar tempo na hora de filtrar esses comentários.
Já no lado dos desenvolvedores, o Partner Center também ganhará um impulso de IA em uma prévia. A ideia é que a ferramenta ajude a escolher as melhores palavras-chave para que a busca pelos aplicativos seja mais prática.
Esse novo recurso será baseado "na demanda popular" e também terá a capacidade "de selecionar várias categorias por aplicativo", na tentativa de alcançar mais pessoas.
Backup de apps do Windows 10 para o Windows 11
Outro recurso anunciado hoje é focado no backup e restauração do Windows para usuários em transição do Windows 10 para o Windows 11 — que funciona entre dispositivos antigos e novos, na hora da substituição.
Com a novidade, ao trocar de um computador (esteja ele no Windows 10 ou no Windows 11), todos os aplicativos serão restaurados, inclusive a localização dos ícones — o que inclui o menu Iniciar e a barra de tarefas.
Esse novo recurso já está disponível a partir de hoje, mas só para usuários do programa de testes Windows Insiders. Ele oferece suporte para aplicativos PWAs e Win32.
Anúncios na Microsoft Store e Bing
A partir de junho, os anúncios da Microsoft Store também poderão ser encontrados nos resultados de pesquisa do Bing, além dos resultados da própria loja. Estes anúncios devem ser criados no Microsoft Advertising.
As publicidades prometem um maior alcance de exibição e alto tráfego para os anunciantes, com suporte também a formatos de anúncio em vídeo. A novidade deverá ser expandida, também a partir do próximo mês, mas mais de 150 países além dos EUA.
Categorias