Nem sempre conseguimos estar fisicamente ao lado das pessoas com quem precisamos conversar, não é mesmo? Por esse motivo, existem plataformas online que são capazes de promover encontros virtuais, sejam eles para interações apenas em áudio ou em áudio e vídeo.
O fato é que, além de reunir os amigos, tanto o Discord quanto o TeamSpeak auxiliam os usuários em tarefas em grupo que podem ser complexas. Por exemplo, três pessoas precisam editar um vídeo extenso para um trabalho. Por meio de uma dessas plataformas, é possível discutir todos os pontos relevantes enquanto avançam no software de edição.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Leia também: Veja como recuperar uma conta excluída no Discord
Mas se você está em dúvida sobre qual delas pode ser a melhor opção, fique tranquilo! Logo abaixo, descubra mais sobre as ferramentas do Discord e as ferramentas do TeamSpeak.
Por que usar Discord?
Disponível desde 2015, inicialmente, o Discord foi projetado especialmente para a comunidade gamer. Por meio do aplicativo, os usuários poderiam interagir durante partidas online, mas conforme o tempo foi passando, outros nichos também descobriram suas funcionalidades e passaram a utilizá-las para reuniões virtuais dos mais diversos fins.
Em linhas gerais, trata-se de um Voice Over Internet Protocol (VOIP), que nada mais é do que um protocolo de internet para chamadas de voz. Nesse sentido, o software ocupa pouco espaço em disco, sendo ideal para integrações com apps mais pesados.
Assim, durante uma partida online, por exemplo, a conexão permanece estável, permitindo que os usuários consigam interagir sem perdas.
Para acessar o Discord, basta se cadastrar com seu e-mail e criar uma senha. (Freepik/Reprodução)Fonte: Freepik
O Discord também se tornou bastante popular nos últimos tempos com cineclubes virtuais, isto é, encontros de pessoas para assistirem a um filme. Debates poderiam facilmente acontecer por meio da plataforma, bem como a transmissão do título em questão.
Por que usar TeamSpeak?
Um pouco mais antigo que seu concorrente, a origem do TeamSpeak data do final da década de 1990. Porém, sua primeira versão foi lançada publicamente apenas em 2001, promovendo encontros virtuais por meio de chamadas de voz com jogadores que quisessem interagir com seus colegas em meio a partidas online.
Com suas expansões, o TeamSpeak atualmente permite a criação de servidores particulares para que canais interativos sejam criados. Dentro deles, é possível fazer reuniões virtuais, jogar em grupo, assistir filmes e séries em conjunto, além de outras facilidades. Tudo acaba sendo hospedado pelo próprio usuário.
Dentro desse contexto, é preciso ressaltar que há extensões exclusivas dentro do TeamSpeak que facilitam a vida dos jogadores no momento em que estão se divertindo. Uma delas, chamada Overwolf, facilita a organização dos canais, permitindo visualizar quais são os usuários ativos e quais são inativos.
Mecânica do TeamSpeak é bastante parecida com a do Discord. (TeamSpeak/Reprodução)Fonte: TeamSpeak
Essa funcionalidade também tem ocorrências durante o início das partidas, mas a fiscalização chega a ser provocadora, podendo notificar a inatividade dos usuários por algum tipo de atraso. Portanto, antes de ativar a Overwolf, é necessário ter bastante cautela.
Qual é mais pesado Discord ou TeamSpeak?
Para fazer um comparativo sobre qual das duas plataformas é a melhor para se utilizar atualmente, é necessário levar em consideração um quesito fundamental: o espaço em disco. Assim, os usuários vão conseguir entender qual aplicativo é o mais pesado e qual pode valer mais a pena de ser instalado e utilizado no dia a dia.
Ao serem colocados lado a lado, Discord requer um espaço maior em relação ao TeamSpeak. A versão estável (178.19) necessita de, no mínimo, 100MB livre em disco, o que não representa nenhum tipo de problema, afinal, a maioria dos computadores geralmente já conta com esse espaço livre sem problemas.
Contudo, em computadores de desempenho mais baixo, o aplicativo poderá sofrer com falhas de carregamento, tendo em vista que essa questão se tornará fundamental dentro de seu contexto de utilização. Caso o usuário prefira, é possível utilizar a versão web do Discord, que pode ser acessada via link sem complicações.
E há mais considerações que podem comparar as plataformas, como o layout. Enquanto o Discord possui uma interface mais simples e intuitiva, o TeamSpeak necessita de uma boa navegação prévia para que nenhum detalhe seja perdido.
Além do mais, o Discord possui mais funções de integração, permitindo que mais jogos sejam adicionados diretamente no app. Vale destacar que a criação de servidores em ambas as plataformas é totalmente gratuita.
Um detalhe importantíssimo para ser levado em conta é a proteção de dados. Recentemente, o FBI investigou um enorme vazamento de dados que se deu por meio da plataforma Discord. Entretanto, em ambos os sistemas é necessário cautela e segurança redobrada.
Mas afinal, qual escolher: TeamSpeak ou Discord?
Agora que você já viu alguns dos principais pontos das duas plataformas, é necessário entender qual delas vai fazer mais sentido para as suas atividades.
De maneira ampla, o Discord tem se apresentado como um software mais popular e utilizado em larga escala por diversos usuários. Sendo assim, se você deseja ter mais ferramentas à sua disposição, investir nessa opção pode ser mais assertivo.
Em contrapartida, o TeamSpeak está a mais tempo no mercado e, portanto, pode trazer menos problemas de usabilidade. Também trata-se de um aplicativo interessante para quem deseja conversar sem preocupações durante partidas online ou encontros virtuais.
Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber mais sobre os principais softwares disponíveis no mercado!