O Google Drive vai ganhar uma pasta de spam, reforçando a segurança no serviço de armazenamento na nuvem da companhia de Mountain View. A novidade foi anunciada durante a conferência Google I/O 2023, realizada na última quarta-feira (10).
Funcionando da mesma forma que o recurso encontrado no Gmail, a nova funcionalidade do Drive usará filtros inteligentes para identificar possíveis arquivos indesejados compartilhados com você. A partir daí, eles serão adicionados automaticamente à pasta, localizada acima da lixeira, no menu lateral esquerdo da plataforma.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Quando o arquivo for movido para lá, a sua inscrição estará cancelada, ou seja, não será mais possível efetuar comentários nele, compartilhá-lo nem receber notificações relacionadas a ele no celular. Depois disso, o conteúdo sinalizado como suspeito só ficará disponível nesta seção, até que seja deletado ou retirado de lá.
O detector de spam do Google Drive promete a mesma eficiência da ferramenta do Gmail.Fonte: Google/Divulgação
Também é possível adicionar arquivos à pasta de spam do Google Drive manualmente, se um determinado conteúdo indesejado em Documentos, Planilhas, Apresentações, Sites e Formulários passar pela filtragem da plataforma. Após permanecer mais de 30 dias na pasta, o material é excluído permanentemente do Drive.
Mais controle sobre conteúdos compartilhados
De acordo com a Google, a chegada da ferramenta de detecção de spam no Drive oferece ao usuário “uma nova maneira de suprimir conteúdo potencialmente malicioso para se manter seguro e livre de distrações”. Assim, é possível ter um maior controle sobre os arquivos compartilhados, contando com o auxílio da tecnologia para se livrar de materiais indesejados.
A novidade estará disponível na página inicial da plataforma na versão web, no Drive para PC e nos apps para Android e iOS, chegando a toda a base de usuários. A pasta terá uma distribuição mais ampla a partir do dia 24 de maio, conforme a big tech.
Fontes
Categorias