Durante o Google I/O 2023, a inteligência artificial Bard ganhou grandes melhorias e foi lançada em mais de 180 países, mas apenas com suporte para inglês. A solução, que é rival do ChatGPT, agora roda com a tecnologia PaLM 2, que promete evoluções consideráveis no programa, principalmente em programação.
Com suporte para mais de 20 linguagens de programação, o Bard agora conta com uma experiência mais amigável para quem trabalha com códigos. A solução também conta com uma nova opção que permite exportar os códigos feitos em Python.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Falando em exportação, o Google também recebeu duas novas opções para lançar as respostas da IA diretamente em documentos do Google Docs ou e-mails do Gmail. Outra função aguardada que está chegando no Bard e o modo escuro, já disponível para usuários da ferramenta.
Experiência mais visual e ferramentas
O Google Bard também ficará mais visual e poderoso. Agora, o rival do ChatGPT conta com uma experiência de uso mais parecida com o Google Search, trazendo imagens e descrições mais detalhadas em certas buscas.
A ferramenta agora também contará com integração com outros serviços do Google para aprimorar as respostas para usuários. A solução poderá usar, por exemplo, tecnologias do Google Lens, do Planilhas e do Maps diretamente nas pesquisas.
Gerador de imagens e mais conexões
Outra novidade que chega ao Bard é um gerador de imagens, mas que não é 100% feito pelo Google. A empresa uniu forças com a Adobe e colocou a plataforma Firefly dentro do Bard para gerar fotos por meio de prompts, ao estilo Midjourney.
Ao adicionar uma frase no Bard solicitando a criação de uma imagem, o Adobe Firefly funcionará dentro do chatbot com IA para enviar imagens geradas por inteligência artificial. No exemplo fornecido durante a conferência, uma imagem de um unicórnio foi criada.
Além do Firefly, outras soluções externas poderão ser integradas ao Bard. A empresa promete que a inteligência artificial terá conexões com serviços como Spotify, OpenTable e ZipRecruiter, por exemplo.
Sem lista de espera
O Google também anunciou que o Bard agora não possui mais uma lista de espera. Além disso, a solução agora chegará em mais de 180 países, com mais territórios sendo contemplados em breve.
Today we’re removing the waitlist process and making Bard available in over 180 countries and territories, with more coming soon. ??#GoogleIO pic.twitter.com/m6HSzScs4P
— Google (@Google) May 10, 2023
No entanto, o Bard atualmente só pode ser utilizado em inglês, com lançamento em coreano e japonês chegando em breve. O Google promete que trará suporte para mais de 40 idiomas ao serviço futuramente, mas sem dar uma estimativa para o português brasileiro.
Fontes
Categorias