Os recursos de acessibilidade no Android são essenciais para proporcionar uma experiência digital inclusiva. Os sistemas operacionais vêm incorporando recursos voltados para pessoas com deficiência, com o objetivo de reduzir as barreiras visuais, sonoras e motoras no controle dos dispositivos.
Além disso, mesmo para aqueles sem tais limitações, as funções de acessibilidade no Android podem ser úteis em determinadas situações. Afinal, o sistema operacional permite o controle do smartphone de forma mais rápida com ferramentas de áudio, visão e mobilidade para facilitar a vida de todos usuários.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Confira 8 funções de acessibilidade no Android.
1. TalkBack
(Fonte: Android/Divulgação)Fonte: Android/Divulgação
O TalkBack é um recurso de acessibilidade que fornece feedback por voz para ajudar pessoas com deficiência visual a navegar no smartphone. Ao ativar o recurso, o dispositivo descreve em voz alta as informações exibidas na tela, permitindo que o usuário saiba o que está acontecendo e possa interagir de forma adequada.
A função é capaz de ler em voz alta as mensagens de texto, notificações, opções de menu e outros elementos interativos. Ou seja, possibilita que os usuários com deficiência visual possam utilizar aplicativos, navegar na internet, enviar mensagens, realizar chamadas telefônicas e executar as tarefas cotidianas com agilidade.
2. Selecionar para Ouvir
Com a função Selecionar para Ouvir, os usuários podem realçar um trecho de texto na tela do dispositivo Android e, em seguida, acionar o recurso para que o texto seja lido em voz alta. Isso proporciona uma alternativa eficaz para acessar informações escritas, permitindo que as pessoas ouçam o conteúdo em vez de lê-lo visualmente.
Para utilizar essa função, é necessário ter o recurso de texto para fala (Text-to-Speech) ativado no dispositivo Android e um app adequado instalado, como um leitor de tela ou um aplicativo de acessibilidade que ofereça suporte ao recurso.
3. Ampliação da tela
(Fonte: Android/Divulgação)Fonte: Android/Divulgação
A função de Ampliação da Tela permite aumentar o zoom na tela do dispositivo para facilitar a visualização de conteúdos, especialmente para pessoas com baixa visão ou dificuldades de leitura. Esse recurso pode ser combinado com outras funcionalidades de acessibilidade, como o TalkBack.
A função é ativada por meio de gestos ou atalhos específicos previamente configurados, tornando mais rápido acessá-lo. É possível aumentar o zoom para ampliar apenas uma parte da tela ou aplicar um zoom mais abrangente para facilitar a leitura geral. A velocidade dessa funcionalidade também pode ser personalizada.
4. Aumentar o Contraste
O objetivo principal dessa função de acessibilidade no Android é facilitar a leitura e a identificação de elementos visuais para usuários com baixa visão ou outras dificuldades relacionadas à percepção de cores e contraste, como daltonismo. Ao aumentar o contraste, o texto se destaca mais, tornando-se mais fácil de ler.
O recurso altera a aparência dos elementos da interface, como ícones, menus e texto. As cores podem ser ajustadas para aumentar o contraste entre o plano de fundo e o conteúdo escrito, geralmente tornando o fundo mais escuro e o texto mais claro.
5. Legendas em Tempo Real
(Fonte: Android/Divulgação)Fonte: Android/Divulgação
A função de Legendas em Tempo Real facilita a compreensão do áudio de conteúdos, como vídeos e podcasts, para pessoas com deficiência auditiva. As palavras faladas são automaticamente convertidas em texto e exibidas na tela do dispositivo, o que promove a compreensão sobre o que está sendo dito.
A disponibilidade do recurso depende da compatibilidade do aplicativo utilizado. Nem todos os apps oferecem suporte a essa função. No entanto, muitos aplicativos de mídia, como reprodutores de vídeo, serviços de streaming e chamadas de vídeo, têm adotado a ferramenta para oferecer uma experiência mais inclusiva aos usuários.
6. Inversão de Cores
Ao ativar a opção de Inversão de Cores nas configurações de acessibilidade do dispositivo Android, todas as cores da interface do usuário, inclusive dos aplicativos, serão invertidas. Isso significa que cores claras serão transformadas em cores escuras e cores escuras serão transformadas em cores claras.
A função fornece um esquema de cores alternativo que possa melhorar a legibilidade para pessoas com baixa visão, sensibilidade à luz ou outras dificuldades relacionadas à percepção de cores. Ao inverter as cores, o contraste é aumentado, facilitando a leitura e identificação de elementos visuais.
7. Gestos faciais
(Fonte: Android/Divulgação)Fonte: Android/Divulgação
Com as funções de acessibilidade no Android de Gestos Faciais e Look to Speak, o smartphone pode ser controlado por movimentos no rosto, como piscar os olhos, sorrir ou abrir a boca. É possível configurar um dicionário personalizado com expressões idiomáticas para facilitar a comunicação e expressar aquilo que é importante para cada pessoa.
O recurso é especialmente útil para aqueles que possuem dificuldades na fala ou na escrita e ainda oferece maior independência e inclusão para pessoas com deficiências ou limitações físicas.
8. Assistente de Voz
O Assistente de Voz é alimentado por tecnologia de reconhecimento de voz e processamento de linguagem natural, permitindo uma interação fluida entre o usuário e o dispositivo. Ele pode ser personalizado para entender a voz e os comandos do usuário, adaptando-se gradualmente ao seu estilo de fala e preferências.
Essa função de acessibilidade no Android facilitar o uso de dispositivos por pessoas com deficiências visuais ou motoras e dificuldades de interação com a tela sensível ao toque. Ao ativá-la, as ações podem ser realizadas por meio do comando de voz, como fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens de texto, navegar na internet e abrir aplicativos.
Gostou do conteúdo? Então, fique de olho aqui no TecMundo para ficar por dentro desse e outros assuntos sobre tecnologia e ciência.
Categorias