O Google está trabalhando em uma nova maneira de tornar seu assistente de inteligência artificial (IA) generativa, o Bard, mais acessível nos smartphones Pixel. De acordo com o site 9to5Google, a big tech está desenvolvendo um widget exclusivo para o chatbot, que permitirá que os usuários acessarem a ferramenta na tela inicial dos telefones.
Embora o Bard já esteja disponível em seu site dedicado, o novo recurso permitirá que os usuários acessem o assistente de IA com mais facilidade e sem precisar abrir um navegador da web. Ainda não se sabe se o chatbot será integrado ao aplicativo de pesquisa do Google ou se chegará como um aplicativo independente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O widget da tela inicial do Bard pode oferecer mais do que um atalho para uma nova conversa. De acordo com especulações, a ferramenta pode conter sugestões de conversas, abrir diretamente no app correspondente ou oferecer outras funcionalidades.
Google está atrás na corrida para integrar IA nos smartphones.
Em um primeiro momento, o recurso será exclusivo para telefones Pixel, mas é possível que a disponibilidade seja ampliada em breve. A conferência I/O do Google, programada para acontecer em 10 de maio, pode trazer mais anúncios da empresa sobre recursos relacionados à IA.
Inteligência artificial offline em celulares
O Google terá de correr para ganhar espaço no disputado mercado de inteligência artificial (IA) nos smartphones Android. Enquanto a Samsung planeja abandonar o motor de busca da Alphabet pelo Bing, da Microsoft, por conta do ChatGPT, outras empresas desenvolvem aplicativos para deixar a tecnologia desenvolvida pela OpenAI mais acessível.
Fonte: GettyImages
O aplicativo gratuito MLC Chat, lançado recentemente, permite acessar a base de dados do modelo GPT-3.5 em computadores e celulares com sistemas operacionais Windows, Linux, macOS e iOS sem conexão com a internet. O app é relativamente grande, com cerca de 4 GB de tamanho, mas apresenta uma aparência simples e intuitiva.
Fontes