Poucos dias antes de completar 25 anos de lançamento, o Winamp voltou (de novo) para saudar os mais nostálgicos. O reprodutor de mídia para computadores foi relançado nesta quinta-feira (13) pelo Llama Group, em uma versão mais moderna, voltada para artistas e ouvintes.
O novo player funciona na web e é também responsivo para dispositivos móveis. A atual dona do software pretende lançar ainda este ano um aplicativo para smartphones, baseado na versão clássica do programa, que lembrava antigos aparelhos de som.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Winamp vai oferecer músicas, podcasts, estações de rádio e também reproduzir arquivos locais. Ela ainda poderá se conectar às plataformas de streaming existentes. Com o novo software, o Llama Group quer ainda vender conteúdo e experiências exclusivas, atraindo 1 milhão de artistas.
“Nosso objetivo é capacitar os criadores a ganhar mais dinheiro, no momento em que eles realmente precisam. A missão do Winamp é mudar a mentalidade dos artistas – de uma em que eles se sintam vítimas de receitas fracas dos DSPs, para uma de empoderamento sobre o que eles podem alcançar por si mesmos”, disse Alexandre Saboundjian, CEO do Llama Group.
O novo Winamp oferece serviços de streaming, podcasts, estações de rádio, audiolivros e downloads de música.Fonte: Winamp
Winamp ainda existe
De 1997 para cá, o Winamp conquistou milhões de usuários. Mesmo defasado, o programa ainda tem 83 milhões ativos no mundo todo, segundo a desenvolvedora. Com a versão mais moderna, a empresa dona do player quer chegar à marca de 250 milhões de usuários.
O software era extremamente popular no fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000, mas foi deixado de lado com a ascensão de serviços como o iTunes e a era do streaming. Apesar da redução de usuários, o Winamp nunca desapareceu completamente, mas o app tem força para fazer um grande retorno? Vamos ficar de olho!
Fontes