O WhatsApp anunciou hoje (11) o lançamento de um serviço de pagamento para pequenas empresas. Com a novidade, consumidores poderão pagar por produtos e serviços através do próprio aplicativo de mensagem, sem necessidade de abrir links extras ou o app do banco.
Por enquanto, a funcionalidade está disponível para uma pequena quantidade de empreendedores. A promessa, porém, é que todos os pequenos empresários que utilizam o WhatsApp Business recebam a ferramenta nos próximos meses.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os pagamentos podem realizados com cartões de crédito, débito e pré-pago das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelas seguintes instituições financeiras:
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- BTG Pactual;
- Caixa;
- Inter;
- Mercado Pago;
- Neon;
- Next;
- Nubank;
- Santander;
- Sicoob;
- Sicredi;
- Em breve, os cartões Itaú também serão aceitos.
O anúncio do WhatsApp foi feito pouco mais de um mês após a aprovação do Banco Central. No começo de março de 2023, a instituição permitiu que o aplicativo realizasse transações comerciais online, também chamadas de P2M.
Os pagamentos serão feitos pelo WhatsApp Pay, que desde 2021 tem a permissão para transferências de dinheiro entre pessoas físicas.
No quesito segurança, o aplicativo explica que os números dos cartões ficam criptografados e que são armazenados de forma segura. Para fazer o pagamento, o usuário precisa criar um PIN (senha) que é exigido a cada novo repasse.
Como realizar o pagamento
Os clientes que quiserem comprar produtos e serviços de comerciantes locais devem cadastrar um cartão de crédito, débito ou pré-pago no WhatsApp.
Na hora de adicionar a forma de pagamento, será exigido a criação da senha de transação. Além disso, será preciso informar dados como nome completo, CPF e CPF, além de toda a numeração do cartão.
Depois que o cadastro foi feito, o usuário já estará apto a pagar pequenos empresários através do app. Para isso, o comerciante precisa estar com a opção habilitada e deve enviar um pedido de pagamento para o cliente.
Em seguida, basta o cliente clicar no link enviado pelo lojista, conferir as informações de pagamento, colocar a senha PIN e pronto: a transação foi efetuada.
Fontes