A Meta divulgou, nesta quarta-feira (5), seu novo modelo de inteligência artificial (IA). Chamado de Segment Anything Model (SAM), a tecnologia é capaz de identificar e escolher itens individualmente dentro de imagens.
A novidade ainda conta com um conjunto de dados de anotações. De acordo com Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta, esse é o maior banco do tipo atualmente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Além de fotos, o SAM também consegue encontrar os objetos dentro de vídeos. Com o auxílio da IA, os usuários têm a possibilidade de selecionar os itens, clicando neles. Também é possível fazer a seleção escrevendo um prompt do que deseja.
A divisão de pesquisa da Meta demonstrou a habilidade da IA pedindo que ela encontrasse os gatos presentes em uma foto. A tecnologia destacou, em quadrados, todos os felinos presentes.
O SAM é parecido com algo já usado pela Meta no Facebook, e também no Instagram, para identificar imagens proibidas nas redes sociais.Fonte: Alex Haney/Unsplash
Uma tecnologia similar ao SAM já é usada pela empresa para moderar conteúdos nas redes sociais Facebook e Instagram. O novo modelo ficará disponível para download sob licença não comercial.
A Meta também deu um teaser de sua inteligência artificial generativa, como o popular ChatGPT. Mesmo sem lançamento oficial, a empresa espera incorporá-la nos aplicativos ainda este ano.
Fontes