Em breve, os celulares Android perdidos, furtados ou roubados também poderão ser localizados usando a função “Encontre meu dispositivo” da Google mesmo se estiverem desligados. A nova ferramenta está em desenvolvimento pela companhia de Mountain View, como revelou o 91mobiles nesta quinta-feira (6).
De acordo com a publicação, o desenvolvedor Kuba Wojciechowski encontrou indícios da funcionalidade, que deverá ser batizada de “Pixel Power-off Finder” nos celulares da linha Pixel, fabricados pela gigante das buscas. O recurso será semelhante ao que já oferece o Find My Device da Apple, que rastreia o iPhone desligado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para adicionar a função ao seu sistema operacional, a Google deverá construir uma rede abrangendo todos os dispositivos Android, incluindo suporte adicional ou banda ultralarga (UWB). Por meio dela, o smartphone perdido poderá se conectar a outros dispositivos via Bluetooth, retransmitindo a sua localização.
O recurso "Encontre meu dispositivo" é uma opção para auxiliar na busca por celulares perdidos, furtados ou roubados.Fonte: Google/Reprodução
As evidências sobre o recurso que permite rastrear celular Android desligado foram encontradas em um código-fonte inicial do Android 14 compartilhado com fabricantes de telefones, como afirma o relatório. Nele, há menções às chaves Finger Network pré-computadas que serão enviadas ao chip Bluetooth do dispositivo, mantido funcionando mesmo em off.
Requisito importante
Localizar o celular Android desligado é uma ferramenta bastante aguardada pelos usuários. No entanto, é possível que ela seja restrita a alguns modelos, pelo menos inicialmente, já que a funcionalidade exige suporte de hardware para que o chip Bluetooth seja mantido ativo ininterruptamente.
Segundo Wojciechowski, o Pixel 8, que será lançado este ano, virá com a tecnologia necessária para ativar o recurso, mas não é certo se as séries atuais, Pixel 6 e Pixel 7, terão compatibilidade, assim como aparelhos de outras marcas. Ainda não se sabe quando a função estará disponível.