Em um tweet publicado na noite de segunda-feira (3), o Google Drive comunicou aos seus usuários que está revertendo o que chamou de “uma atualização do sistema para os limites de itens do Drive para preservar a estabilidade e otimizar o desempenho”. A restrição foi notada por um usuário do Reddit 13 na sexta-feira (31).
Sem explicitar o limite de cinco milhões de arquivos, o serviço de armazenamento ressaltou que a medida impactou apenas algumas pessoas. Depois, em um tweet de acompanhamento, a empresa garantiu que esse tipo de mudança será comunicado aos usuários com antecedência no futuro.
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We recently rolled out a system update to Drive item limits to preserve stability and optimize performance. While this impacted only a small number of people, we are rolling back this change as we explore alternate approaches to ensure a great experience for all.
— Google Drive (@googledrive) April 4, 2023
O que disse o Google sobre o limite de 5 milhões de arquivos?
Falando ao The Verge, o porta-voz do Google, Ross Richendrfer, explicou que o limite de cinco milhões de arquivos se refere apenas ao número de arquivos que o usuário criar no Drive, não ao total de arquivos compartilhados na nuvem. Ou seja: na prática, você poderia ter mais de cinco milhões de arquivos armazenados, desde que não fossem todos criados por você.
De acordo com Richendrfer, a ideia implícita na mudança era “manter forte desempenho e confiabilidade” e prevenir o “mau uso” dos sistemas da empresa. Assim, quem atingisse o teto máximo de arquivos permitido, receberia uma notificação para entrar em contato com o suporte do Google para solucionar o problema.
Seja como for, o grande problema com a fixação do limite de cinco milhões foi a falta de comunicação: em nenhum momento, o Google Drive mencionou o novo limite em qualquer de seus documentos de suporte. Além disso, o limite afetaria tanto os usuários gratuitos quanto aqueles que pagam até quem paga R$ 105 por mês por 5TB de armazenamento.
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