O Windows 12 está chegando? A Microsoft aparentemente está trabalhando em um novo projeto com codinome CorePC, uma variante modular e personalizável de seu sistema operacional. A novidade permitirá configurar diferentes níveis de compatibilidade de recursos e aplicativos para diferentes tipos de dispositivos.
Como o falecido Windows Core OS, o intuito é permitir atualizações mais rápidas e um sistema mais seguro. A solução utilizará partições disponíveis somente para leitura, que são inacessíveis ao usuário, e aplicativos de terceiros, semelhante ao que acontece em sistemas como o iPadOS ou Android.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Uma das mudanças mais significativas em relação à versão atual, cujo sistema é instalado em uma única partição gravável, é a separação do SO em vários locais. Isso é algo essencial para fornecer atualizações e reinicializações mais rápidas e confiáveis, permitindo uma abertura para rivalizar no setor educacional com dispositivos Chromebook.
Como está o desenvolvimento do CorePC?
Aparentemente, já existe uma variante em fase de testes internos voltada para computadores mais básicos, sendo de 60 a 75% menor do que o Windows 11 SE. A solução é projetada para rodar apenas o Edge, aplicativos da web, Office e aplicativos Android via o Project Latte.
CorePC promete trazer várias novidades para o WindowsFonte: Unsplash
Além disso, outra versão está sendo projetada para aprimorar as capacidades atuais do sistema para desktop, utilizando a separação de estado para permitir atualizações mais rápidas e benefícios de segurança aprimorados. Semelhante ao Apple Silicon, o CorePC também deve receber otimizações de hardware, focando nas capacidades de IA.
Vale ressaltar que, no momento, as informações acima não passam de um rumor. No entanto, a capacidade de oferecer diferentes edições do Windows, com níveis de compatibilidade de recursos e aplicativos, pode ser uma maneira eficiente de atender às necessidades dos usuários, sem comprometer o desempenho ou a segurança da plataforma.
Embora a existência desse projeto ainda não tenha sido anunciada oficialmente pela Microsoft, o site Windows Central prevê que a empresa provavelmente devê finalizá-lo antes da próxima grande versão do Windows em 2024, apresentando-o com o codinome Hudson Valley.
Fontes
Categorias