A LATAM está usando câmeras combinadas com inteligência artificial (IA) para monitorar a eficiência das operações no aeroporto de Guarulhos. A empresa é a primeira companhia aérea brasileira a utilizar a tecnologia. A ferramenta proporciona uma visão global dos procedimentos em solo e visa diminuir o tempo médio em que as aeronaves ficam paradas.
O novo sistema de monitoramento rastreia, em tempo real, todos os movimentos da operação ao redor das aeronaves para atualizar os horários previstos de decolagem, calcular o período de utilização do portão e a duração de conexão da unidade de fornecimento de energia terrestre.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Com os dados em mãos conseguimos mais eficiência operacional e, consequentemente, uma melhor experiência para nossos clientes, com qualidade e segurança”, explica Rafael Walker, diretor Global de Customer Care do grupo LATAM Airlines.
O monitoramento por inteligência artificial começa quando a aeronave se aproxima do portão de embarque/desembarque. (Fonte: LATAM/Divulgação)
A ferramenta também permite evitar danos com objetos estranhos, verificar o status da ponte de embarque/desembarque, além de fornecer relatórios de conformidade para manter as medidas de segurança ao redor de toda a aeronave em solo.
Ecossistema de inovação
A tecnologia foi testada e desenvolvida durante 12 meses pelo LATAM Labs em parceria com a empresa Synaptic Aviation. O núcleo de inovação da companhia aérea experimenta as soluções sugeridas por seus empregados e de colaboradores de universidades e startups em ambientes reais da operação.
O LATAM Labs tem implementado projetos com validação de documento com inteligência artificial, aplicação de redes neurais e de deep learning na experiência do cliente e desenvolvimento de inteligência artificial autônoma.
Diversas áreas da LATAM estão em interação com o ecossistema de inovação, incluindo Aeroportos, Customer Care, Customer Experience e Produtos, Cargas, Recursos Humanos, Jurídico, Compliance, TI e Flight Standard.
Fontes
Categorias