Na última semana, a Amazon enviou uma pesquisa por e-mail para vários usuários a fim de entender melhor o que faria alguém experimentar um novo navegador. Especula-se que isso seja uma indicação de que a empresa está considerando lançar um concorrente para o Google Chrome.
Ao realizar a pesquisa, a empresa ressalta que os participantes fornecerão valiosas contribuições para o desenvolvimento de inovações capazes de aprimorar a experiência de navegação de uma grande quantidade de usuários. Um tanto curioso, né? No tuíte abaixo, um dos usuários que recebeu o questionário mostra o print do e-mail:
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Hmm, is Amazon thinking about making a web browser? I'm not sure how else this could be interpreted. @DanaMattioli pic.twitter.com/TNwgIa37qT
— Nicholas De Leon (@nicholasadeleon) March 13, 2023
Por que a Amazon criaria um navegador próprio?
Fonte: GettyImages
Afinal, qual seria o objetivo da gigante do e-commerce? A empresa é a maior varejista online dos EUA, possui um estúdio de sucesso e um serviço de streaming próprio. Mas, sabia que a Amazon também investe pesado em publicidade? E atualmente, isso é mais rentável do que o seu serviço Prime.
Em 2011, a empresa criou um navegador chamado Silk, mas o software está limitado a complementar produtos da companhia, como o Fire TV Stick. No entanto, a nova pesquisa parece estar relacionada a um navegador completo, conforme indicam os tópicos abordados, como sincronização, privacidade, opções de compras, texto para fala, extensões e bloqueio de rastreadores de terceiros.
Embora a maioria dessas funcionalidades já sejam esperadas em um navegador moderno, o último item é bastante único. Salvo exceções como o Opera e o Brave, navegadores não têm essa opção integrada, o que pode ser um grande atrativo para um novo navegador.
A pesquisa foi encerrada no dia 19, sendo seguida pelo anúncio da demissão em massa de mais de 9 mil pessoas nesta segunda-feira (20). Cabe a nós aguardar mais novidades sobre as intenções da Amazon.
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