O buscador chinês Baidu revelou oficialmente, nesta quinta-feira (16), o chatbot de inteligência artificial Ernie Bot. Entretanto, a apresentação da plataforma decepcionou investidores e refletiu nas ações da companhia de tecnologia.
Em vez de mostrar o Ernie Bot atuando em tempo real, a conferência exibiu vídeos pré-gravados do chatbot. O material apresentou a ferramenta realizando cálculos matemáticos e criando um vídeo e uma imagem a partir de prompts de texto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A falta de uma data de lançamento do Ernie Bot para o público geral também desagradou os investidores. O chatbot estará disponível apenas para um grupo selecionado de usuários que receberão o convite a partir desta quinta-feira.
ERNIE Bot is a versatile model that can generate text, images, audio, dialect speech, and video.#Baidu #ERNIEBot #AI #generativeAI pic.twitter.com/NUX4MhBvkz
— Baidu Inc. (@Baidu_Inc) March 16, 2023
Já empresas e desenvolvedores que pretendem incorporar a ferramenta aos produtos terão que abrir uma solicitação no serviço de armazenamento na nuvem do Baidu. Uma estratégia ligeiramente diferente do esperado para a oferta de um produto para o mundo corporativo.
“Parece que a apresentação foi mais um monólogo roteirizado do que uma sessão interativa como as pessoas esperavam. Não ter uma data de lançamento provavelmente gerou uma sensação negativa”, opinou Kai Wang, analista da Morningstar.
Vale citar que o concorrente norte-americano ChatGPT da OpenAI foi disponibilizado gratuitamente para o público em novembro de 2022. Com apoio financeiro da Microsoft, a plataforma foi recentemente incorporada ao buscador Bing e ao navegador Edge.
Resposta chinesa ao ChatGPT?
O Baidu é visto como a única big tech chinesa capaz de criar um chatbot para competir com o ChatGPT. Como revelado anteriormente pela empresa, o Ernie Bot foi criado a partir de um modelo de aprendizado profundo orientado por IA.
Robin Li, CEO e cofundador do Baidu, durante a conferência nesta quinta-feira (16).
Durante a apresentação, Robin Li, CEO e cofundador da empresa chinesa, disse que a revelação da plataforma foi uma “exigência do mercado”. Ademais, o executivo ressaltou que o chatbot “não é uma ferramenta de confronto entre a China e os EUA”.
Após a conferência do Ernie Bot, as ações do Baidu caíram até 10% na bolsa de valores de Hong Kong. Os papéis da gigante chinesa encerraram o dia com uma queda de 6,4%, resultando em uma perda de mais de US$ 3 bilhões de valor de mercado.
Fontes
Categorias