Após introduzir as primeiras elementos com Inteligência Artificial ao Windows 11, a Microsoft planeja utilizar a tecnologia, também, para melhorar a personalização da área de trabalho. Uma nova ferramenta irá adicionar efeitos de profundidade em imagens do papel de parede.
A nova funcionalidade "Ai-powered Depth Effects" (Efeitos de Profundidade utilizando IA) já está em desenvolvimento, mas ainda não foi disponibilizada no programa Windows Insider. Dessa forma, não é possível precisar quando — ou se — ela chegará ao público geral em breve.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mais ferramentas utilizando IA
No início de 2023, a Microsoft realizou um aporte de mais de US$ 10 bilhões na plataforma OpenAI. A intenção do investimento foi, justamente, acelerar a pesquisa em Inteligência Artificial.
A iniciativa também garante à big tech a possibilidade de desenvolver ferramentas proprietárias para implementar em seus produtos. O Windows 11 recebeu atualizações introduzindo o Bing com ChatGPT, funções de IA ao menu iniciar, e os Efeitos de Profundida de sugerem que outras novidades devem chegar em Breve.
Efeitos de Profundidade utilizam IA para adicionar camadas a papéis de parede do Windows 11Fonte: Microsoft via WindowsLatest
Como observado em tecnologias como DLSS e FidelityFX, uma das vantagens IA é otimizar desempenho de sistemas ao delegar certas operações a núcleos específicos. Não está claro, no entanto, se implementações profundas visando este tipo de otimização chegarão à versão atual do sistema, ou apenas no Windows 12.
Fontes
Categorias