A Nvidia anunciou nesta terça-feira (28) um novo driver para GPUs GeForce RTX 4000 e RTX 3000. Com ele, a empresa introduziu a tecnologia Pixel Perfect, capaz reduzir a pixelização em vídeos de baixa resolução rodando em navegadores Edge e Chrome.
A novidade promete melhorar consideravelmente a experiência de ver vídeos online. Um dos serviços que terá melhorias, por exemplo, é o YouTube. E a melhor parte: tudo é feito sem esforço do usuário.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O processo utiliza inteligência artificial para implementar o mesmo princípio de super resolução do DLSS 3.0. Contudo, a renderização com previsão de quadros e preenchimento de pixels ocorre no nível do encoder de vídeo.
Comparativo entre upscaling padrão e super resolução RTXFonte: Nvidia
Melhor streaming com menor consumo de banda
A nova tecnologia permite a reprodução de conteúdos em 4K, mesmo que o vídeo original esteja limitado a 1080p. Por não se tratar de um arquivo realmente em UHD, a banda utilizada é a mesma para um vídeo em FullHD, com sua resolução ampliada via inteligência artificial.
Pixel Perfect aplica princípio do DLSS 3.0 a encoder de vídeos via streamingFonte: Nvidia
Em 2019, alguns aparelhos Nvidia SHIELD TV já contavam com uma versão inicial do Pixel Perfect, justamente para melhorar a qualidade de streamings. Isso evitava a sobrecarga da rede doméstica, além reduzir drasticamente a quantidade de engasgos, artefatos, e carregamentos durante a transmissão.
Até o momento, a tecnologia é compatível oficialmente apenas com o Google Chrome e Microsoft Edge. No entanto, não deve demorar a chegar a outros navegadores Chromium, como o Brave e Opera.
Fontes